São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA

Argentina "tira" interior de cálculo da inflação

ADRIANA KÜCHLER
DE BUENOS AIRES

O governo argentino não divulgará mais o índice de inflação nacional, limitando agora o dado à capital e à Grande Buenos Aires. Além dessa região, o índice era medido em sete Províncias, que chegavam a ter uma inflação três vezes maior que a oficial.
A notícia foi dada pela diretora do Indec (o IBGE local), Ana María Edwin, a diretores de estatísticas provinciais, mas a medida não mereceu maiores explicações. Para especialistas, ela seria mais uma tentativa de maquiar a alta da inflação e abala ainda mais a credibilidade do órgão. Desde janeiro de 2007, quando o governo começou a intervir no Indec, a inflação das Províncias sempre foi mais alta que a da Grande Buenos Aires.
O fim do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) nacional é divulgado poucos dias depois do anúncio de que o Indec irá implantar já neste mês uma nova medição para o IPC, que já surge sob suspeitas. Com o novo índice, a inflação seria ainda menor que a atual. A inflação de abril foi de 0,8%, segundo o Indec. Para especialistas, ela ficou em torno de 2%.


Texto Anterior: Subsídios: Deputados dos EUA aprovam Lei Agrícola
Próximo Texto: Preço de alimentos ensaia estabilização, calcula FAO
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.