São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volks lança no país maior centro de criação de carros

Simulação poderá ser acompanhada no exterior

KAREN CAMACHO
DA FOLHA ONLINE

A Volkswagen do Brasil lança hoje, na unidade de São Bernardo (ABC), o que considera o mais moderno centro de design de veículos do grupo no mundo. O evento de inauguração terá a presença da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e do presidente mundial da empresa, Martin Winterkorn, além do presidente da Volks no Brasil, Thomas Schmall.
O centro de realidade virtual, que custou à empresa R$ 4,2 milhões, permitirá a criação e a alteração de veículos por designers e engenheiros em 3D, com mais precisão de detalhes, texturas e cores.
Os veículos podem ser vistos em tamanho real, em uma tela de mais de cinco metros sem emendas. "O que fizemos foi o mesmo que o [Steven] Spilberg fez em "Jurassic Park". Parece realidade, mas é matemática pura", diz Gerson Baroni, gerente-executivo de design.
A simulação virtual poderá ser acompanhada simultaneamente pelas outras unidades do grupo no mundo. A empresa disse também que o novo sistema reduz tempo e custos no desenvolvimento de produtos, mas não especificou valores.
Baroni disse que o centro é o mais moderno da empresa e mais atualizado tecnologicamente para as projeções virtuais, feitas em dois canais. A idéia é que o veículo deixe o mundo virtual e passe aos tradicionais modelos feitos de argila (clay) ou resina (hardware) quando estiver apenas em fase de finalização do design.
Schmall afirmou que o centro poderá ser utilizado para desenvolvimento de veículos que serão produzidos em outras unidades, fora do Brasil.
O presidente da Volks disse que um carro novo pode levar de cinco a seis anos para ser apresentado, considerando desde as pesquisas com consumidores até a criação de design, a montagem e a homologação. Já um veículo derivado de plataforma já existente leva de um ano e meio a dois anos para entrar no mercado.


Texto Anterior: Vaivém das commodities
Próximo Texto: Montadoras: Toyota estuda nova fábrica no Brasil, diz jornal japonês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.