São Paulo, sábado, 15 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALIMENTOS

Garoto e Kraft Foods recebem multa de R$ 591 mil da SDE

LORENNA RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Garoto e Kraft Foods, dona da Lacta, terão que pagar multa de R$ 591,16 mil por reduzir o peso de ovos de Páscoa sem informar o consumidor.
A SDE (Secretaria de Direito Econômico), do Ministério da Justiça, multou ontem as duas empresas por maquiagem de produtos.
De acordo com o órgão, o valor da multa leva em conta a gravidade e extensão dos danos causados a milhares de consumidores de todo o país, além da condição econômica das empresas.
A redução do peso dos ovos de chocolate ocorreu na Páscoa de 2004. O processo foi aberto no ano seguinte, após denúncia feita pelo Movimento das Donas de Casas de Minas Gerais, e só agora foi anunciada uma decisão.
A Garoto diminuiu o peso do ovo número 9 de 75 gramas para 50 gramas. Já a Kraft Foods reduziu o tamanho do ovo Lacta número 21, que passou de 600 gramas para 540 gramas.
Nenhuma das empresas informou na embalagem, no ponto de venda ou em publicidade o corte no peso do ovo de Páscoa, como determina a legislação. As fabricantes terão dez dias após serem notificadas para recorrerem.


Texto Anterior: Petrobras tem menos sucesso em descobertas
Próximo Texto: Resultados: Lucros das construtoras disparam no 1º trimestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.