São Paulo, sábado, 15 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Roraima fica fora do plano de banda larga do governo

GIULIANA MIRANDA
DA AGÊNCIA FOLHA

Estado com pior índice de acesso à internet, Roraima é o único Estado fora do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga). A justificativa -ausência de fibras ópticas- é refutada pelo governo.
Em janeiro, a minuta do plano estabelecia 2016 como prazo para todos os municípios terem banda larga. Mais tarde, esse ponto foi substituído por trecho mais genérico, que não cita prazos.
"Estranho não saberem da rede em Roraima, uma vez que houve financiamento da Sudam [Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia]", disse o secretário de Planejamento de Roraima, Haroldo Amora.
Ele afirmou que a operadora Oi teve financiamentos do governo para construir, até 2010, a rede de fibra óptica entre Boa Vista e Manaus.
Informado pela reportagem sobre a ligação, Rogério Santanna, da Telebrás, que fará a gestão do PNBL, consultou assessores e verificou a presença dos cabos.
"Eu não sabia que tínhamos essa fibra porque ela não é da União, pertence à Oi." Ele disse acreditar em parceria com a operadora e na presença da banda larga no Estado até 2012. A Oi disse que não comentaria o caso.


Texto Anterior: Resultados: Lucros das construtoras disparam no 1º trimestre
Próximo Texto: Fusão cria líder mundial do suco de laranja
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.