São Paulo, segunda-feira, 15 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recuperação traz otimismo para novos IPOs

DA REPORTAGEM LOCAL

O fato de ações lançadas nos últimos dois anos terem recuperado parte do seu valor lança uma expectativa positiva sobre os IPOs [ofertas públicas iniciais] e as vendas de papéis que acontecerão nas próximas semanas, como as operações de Visanet, Perdigão, Gafisa e MRV.
A maioria dessas operações estava programada para ocorrer algum tempo atrás, mas foram abortadas por conta das condições desfavoráveis de mercado.
Os papéis de empresas novatas na Bolsa costumam ter baixa liquidez, qualidade importante de uma ação e que diz respeito à facilidade de negociá-las. Ações sem liquidez, como as de várias campeãs de valorização nestes meses iniciais de 2009, estão sujeitas a forte oscilação.
Álvaro Bandeira, diretor da corretora Ágora, alerta que, antes de se animarem com os ganhos proporcionados por essas ações, os investidores precisam conhecer as empresas e analisar profundamente as perspectivas de seus respectivos setores de atuação para saber se estão fazendo um bom negócio. "À parte os movimentos causados pela crise, razões diferentes explicam altas e quedas de cada papel", ressalta.
Para Ricardo Tadeu Martins, da corretora Planner, após a recente valorização, a Bolsa deve reagir menos nas próximas semanas, apesar de perspectivas melhores para a economia brasileira. "A gente vai ter de esperar indicadores mais consistentes sobre a recuperação antes de tomar mais fôlego", disse.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mercado tenta avaliar intensidade da retomada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.