UOL


São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA ESTAGNADA

Economia da zona do euro patina, e Alemanha segue em recessão técnica
A economia da zona do euro não consegue tirar o pé do freio. A Eurostat (agência oficial de estatísticas da União Européia) divulgou ontem que a economia dos 12 países que formam a zona do euro permaneceu estável no segundo trimestre do ano. Ante os três meses anteriores, o crescimento foi de apenas 0,1%.
Ante o segundo trimestre de 2002, a zona do euro cresceu 0,4%. Para comparar, os EUA cresceram 2,3% no período.
A Alemanha, maior economia da região, permaneceu em recessão: teve queda de 0,1% do PIB (Produto Interno Bruto) em relação ao trimestre anterior. No acumulado de 12 meses, o recuo foi de 0,6%.
Afetada pela fraca demanda global e pela forte moeda européia, que torna mais difícil as exportações, a Alemanha se mantém em recessão técnica. Entre janeiro e março, o PIB alemão havia caído 0,2% em relação ao último trimestre de 2002, que, por sua vez, também recuara.
Com a divulgação de resultados ruins na Itália e na Holanda, a Comissão Européia manteve a previsão de crescimento para a região de, no máximo, 0,4% no terceiro trimestre. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Telefonia: BCP registra lucro de R$ 600 mi no semestre
Próximo Texto: Marcha lenta: IBGE mostra que indústria desacelera em todo o país
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.