São Paulo, quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economia da zona do euro se desacelera no 2º trimestre

DA REDAÇÃO

A economia da zona do euro se desacelerou no segundo trimestre deste ano, crescendo 2,5% na comparação com o mesmo período do ano passado -a expansão nos três primeiros meses de 2007 foi de 3,1%. A União Européia também apresentou queda no seu crescimento, de 3,3% para 2,8%.
O crescimento da zona do euro no segundo trimestre teve o menor ritmo desde o quarto trimestre de 2004. Mas, apesar da desaceleração, caso a expansão de 2,5% se confirme neste semestre, a região deverá crescer mais que os Estados Unidos. Para este ano, o FMI (Fundo Monetário Internacional) prevê que o PIB norte-americano se elevará em 2%.
O avanço do último trimestre foi inferior ao previsto por analistas e gerou preocupações de que a economia do bloco formado pelos 13 países que usam a moeda européia possa ter chegado ao seu pico no primeiro trimestre deste ano.
A expansão da Alemanha, a principal economia da região, foi um dos motivos que levaram à desaceleração. Ela cresceu 2,5% entre abril e junho, depois de ter avançado 3,6% nos três meses anteriores. Os resultados de França e Itália também desapontaram: suas economias avançaram 1,3% e 1,8%, respectivamente.
Ainda assim, analistas dizem acreditar que o BCE (Banco Central Europeu) elevará a taxa de juros do bloco em 0,25 ponto percentual, para 4,25%, na reunião do próximo mês. Para os próximos meses, porém, eles afirmam que é menos provável uma nova elevação.


Texto Anterior: Previsão: Para Trichet, do BCE, situação está se normalizando
Próximo Texto: Artigo: O medo voltou e é bem-vindo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.