São Paulo, quarta-feira, 15 de agosto de 2007

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Consumidor do Brasil é prejudicado, diz Idec

Para entidade de defesa dos consumidores, Mattel precisa dar mais "transparência" às informações sobre recall no país

Procon-SP alerta consumidores e diz que, se ocorrer qualquer incidente com brinquedos, empresa deve assumir os danos

CLAUDIA ROLLI
JULIO WIZIACK
DA REPORTAGEM LOCAL

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) vai pedir à Mattel que esclareça por que os consumidores brasileiros e os norte-americanos estão sendo tratados de forma "diferenciada" no recall anunciado ontem pela empresa.
Após analisar o site da empresa (www.mattel.com) nos EUA e as informações oferecidas aos consumidores no Brasil, por meio do 0800-77-01207 e do site da boneca Polly (www.pocket.br), um dos alvos do recall, o Idec avaliou que não houve "isonomia" na forma de tratar os consumidores.
"A companhia não tem um site em português, o que já dificulta o acesso à informação", diz Marilena Lazzarini, coordenadora institucional do Idec. "No site americano, a Mattel deu destaque às informações sobre o recall , enquanto no site brasileiro da boneca Polly há um anúncio no pé da página."
Ela diz que é preciso mais "transparência" nas informações aos brasileiros. "A recomendação para os americanos foi clara, determinando que os produtos deveriam ser imediatamente retirados das crianças. A empresa pede ainda que os consumidores entrem em contato para receber um "voucher" para trocar o produto por outro de sua escolha."
No Brasil, a Mattel pede que o consumidor se cadastre, pelo telefone ou e-mail, para receber um manual, com modelos envolvidos no recall, e uma carta-resposta, que deverá ser usada para enviar as peças para análise. "Só após a análise, em laboratório da Mattel, é que o consumidor receberá um termo de quitação para ser reembolsado ou fazer a troca do produto por um de valor semelhante", diz Lazzarini.
A Folha testou o serviço ontem, às 13h, e as atendentes não souberam informar quanto tempo a análise dos produtos deve demorar. Já o envio do manual será feito entre 10 e 15 dias. "O que nos EUA será feito na hora, aqui não se sabe sequer precisar quanto tempo vai levar. Além da burocracia, ficou evidente a falta de isonomia no tratamento dos consumidores", diz Lazzarini.
Para obter informações em português, até as 20h de ontem, o consumidor tinha de percorrer um caminho com cinco acessos em inglês. Ao entrar no site www.mattel.com, deveria clicar no lado esquerdo da tela em um quadro em vermelho escrito "Voluntary Recall Information". Após entrar nesse aviso, deveria acessar, no alto da página, o link "International Consumers". Só então encontraria um mapa e o acesso em "Português". Depois desse acesso, apareciam dois quadros: Portugal e Brasil. No final do quadro Brasil existia um acesso "For product recall information, please click here".
A Mattel disse que o site em português da boneca Polly seria atualizado ontem à noite, alertando para o novo recall, e que a troca dos brinquedos poderá demorar até um mês.
O diretor de fiscalização do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, diz que o órgão acompanhará o recall. " Se ocorrer qualquer incidente com alguma criança, a Mattel deve assumir eventuais danos. O direito a proteção à vida e segurança contra riscos é claro no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor."


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