São Paulo, sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÉDITO

Taxas de juros caem, mas em ritmo menor que o da Selic

DA REPORTAGEM LOCAL

As taxas de juros caíram em agosto, mostra pesquisa da Anefac. No mês passado, a taxa média para pessoas físicas ficou em 7,48% ao mês (137,6% ao ano), enquanto a cobrada de pessoas jurídicas foi estimada em 4,28% ao mês (65,35% ao ano).
No caso da taxa para pessoas jurídicas, a queda foi de 0,05 ponto percentual, ou o equivalente a uma redução de 1,15% na taxa. Para pessoas físicas, a taxa recuou em 0,04 ponto percentual, uma queda de 0,53%. Para a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças), a queda é totalmente explicada pela redução da taxa básica de juros -em agosto, o BC (Banco Central) reduziu a taxa básica da economia em 0,5 ponto percentual.
Apenas parte da queda dos juros básicos foi repassada às taxas finais. Desde setembro do ano passado, quando o BC começou a reduzir os juros, a taxa básica, ou Selic, caiu de 19,75% ao ano para 14,25%, uma queda de 5,5 pontos percentuais. No mesmo período, a queda das taxas finais cobradas pelos bancos foi, em média, de 3,47 pontos percentuais para pessoa física, e de 2,88 pontos percentuais para pessoa jurídica.


Texto Anterior: Casa própria: Governo estuda mais medidas para estimular a habitação
Próximo Texto: Portugal Telecom nega interesse por ativos da TIM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.