São Paulo, terça-feira, 15 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de passageiros em voos domésticos cresce 21% em agosto

Promoções, retomada de viagens de negócios e férias maiores aquecem setor

DA SUCURSAL DO RIO

O tráfego aéreo de passageiros no mercado doméstico apresentou alta de 21,55% em agosto ante o mesmo mês de 2008. No acumulado do ano, a expansão é de 8,29%. Os dados foram divulgados ontem pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Segundo o consultor André Castellini, da Bain & Company, agosto é um mês no qual predominam as viagens de negócios. Na opinião dele, a expansão verificada no período pode indicar que o segmento começa a ganhar fôlego com a recuperação da economia.
Ele destaca, porém, que o bom desempenho também está ligado às promoções das companhias aéreas.
"A TAM e a Gol colocaram muitas aeronaves novas de um ano para cá, e a Gol trouxe aeronaves que estavam em rotas da América do Sul para voar no Brasil. Em decorrência dessa disputa, existe hoje um excesso de oferta no mercado doméstico. Uma das formas que as companhias têm para ocupar esses assentos é através de promoções com milhas e pontos."
O consultor cita a entrada da Azul no mercado como um dos motivos para a elevação do tráfego aéreo. Em agosto a companhia respondeu por 5% do trânsito total de passageiros.
A TAM, primeira colocada, perdeu participação -ficou com 43,8%, bem abaixo dos 54,18% de agosto de 2008. Já a Gol passou de 38,57% no ano passado para 40,92% agora.
No mercado internacional, houve queda de 3,43% em relação ao número de passageiros transportados no ano passado.


Texto Anterior: Ranking: Brasil é 90º em tamanho estatal, afirma pesquisa
Próximo Texto: Agrofolha
Só Norte eleva a renda agrícola neste ano

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.