|
Próximo Texto | Índice
Mercado Aberto
guilherme.barros@uol.com.br
Cypriano quer manter crescimento orgânico
O presidente do Bradesco,
Márcio Cypriano, afirmou que
o banco não irá mudar a sua estratégia de crescimento depois
de o Santander ter comprado o
ABN Amro Real e se tornado a
terceira maior instituição financeira do país.
Agora, só o Banco do Brasil e
o Bradesco estão à frente do
Santander.
"Vamos manter a nossa estratégia de crescer de forma orgânica", afirma Cypriano. A
previsão é abrir 2,5 milhões de
novas contas por ano.
Ao ser indagado se o Bradesco iria adquirir outros bancos,
ele disse que o problema é que
não tem mais nenhuma instituição à venda. Todos que estavam para ser vendidos já foram
negociados.
Recentemente, Cypriano
questionou a disposição anunciada pelo Banco do Brasil de
incorporar alguns bancos estaduais, como o Besc (Banco do
Estado de Santa Catarina) e o
BEP (Banco do Estado do
Piauí), e ainda comprar o BRB
(Banco de Brasília). O Bradesco
colocou sua área jurídica para
avaliar a legalidade da operação, já que, a seu ver, esse processo teria de passar por uma licitação. Ele também quer ter
direito de poder comprar essas
instituições.
O presidente do Bradesco diz
que é favorável à concorrência
e que, assim como o Santander,
o ABN Amro Real já era bastante agressivo. Portanto ele não
acha que o mercado irá mudar
significativamente com a incorporação do Real pelo Santander.
Cypriano também não acredita em grandes mudanças no
valor das tarifas cobradas principalmente dos clientes pessoas físicas. Segundo ele, o peso
das tarifas bancárias recai mais
sobre as empresas e menos sobre as pessoas físicas.
De acordo com acompanhamento mensal feito pelo Bradesco, 70% da receita do banco
com as tarifas vem de pessoas
jurídicas, e o restante, de pessoas físicas.
O estudo do Bradesco é mais
amplo. O banco avaliou a variação de preços de 53 tarifas mais
utilizadas e a comparou com o
IGP-M no período de cinco
anos. A variação do IGP-M foi
de 49,6%, enquanto 34 tarifas
ficaram abaixo da inflação, 2
iguais e 17 acima.
Entre as que ficaram acima,
estão tarifas como devolução
de cheques, cheque retirado na
agência e saque no caixa. Ou seja, de acordo com Cypriano, o
objetivo de essas tarifas serem
maiores é buscar a melhor eficiência do sistema.
O Bradesco trabalha com três
tipos de cestas de tarifa. A variação média dessas cestas foi
de 26% no período de cinco
anos. Essas cestas são utilizadas por 7,9 milhões de clientes.
Entre clientes que possuem
renda de R$ 2.000 a R$ 3.000,
sem limite no cheque especial,
a tarifa média mensal é de R$
10, o equivalente, segundo o
Bradesco, ao que seria pago de
CPMF.
CONTRATO INGLÊS
A agência paulistana Futura Propaganda fechou contrato
com o inglês Charity Bank para preparar o projeto de reposicionamento da marca. A proposta foi feita pelo CEO do Charity, Malcolm Hayday, ao braço de comunicação e marketing em responsabilidade social da agência, a Atitude. A proposta inicial da Futura Propaganda inclui, além de novo
posicionamento e campanha, a realização de workshops para os funcionários do banco. O Charity Bank oferece os serviços de banco de investimento, em que podem ser feitas
aplicações de longo prazo. Enquanto o dinheiro rende, é emprestado a ONGs que têm acesso não apenas ao capital, mas também à consultoria financeira do Charity.
PROJEÇÕES
Se os preços de produtos
importados e exportados
pelo Brasil tivessem continuado no nível do final de
2002, os resultados das
transações correntes do país
teriam sido bem inferiores,
segundo projeção do professor Nelson Marconi, da Escola de Economia de SP da
FGV. O superávit de US$ 4,3
bilhões, registrado no primeiro semestre, por exemplo, teria se transformado
em déficit de US$ 8 bilhões.
MERCADO
Desembarca em Brasília
uma delegação de 80 investidores trazidos pela associação de investimento Russell 20-20. O grupo representa um total de US$ 11 trilhões em investimentos em
ativos em todo o mundo. Será sua segunda visita ao país.
O Russell 20-20 esteve aqui
pela primeira vez em 1999. O
programa para os investidores começa amanhã à noite,
em Brasília, com uma palestra do cientista político Murillo de Aragão, que falará
sobre a conjuntura política e
econômica do país.
CONDUTOR ELÉTRICO
A indústria do cobre registrou a criação de mais de mil
postos de trabalho de janeiro a setembro deste ano. No
mesmo período do ano passado, foram contabilizadas
296 contratações. O levantamento é do Sindicel (sindicato das indústrias do setor
em São Paulo).
PRATO
A rede de culinária rápida
italiana Spoleto inaugura sete novas unidades em São
Paulo, totalizando 58 restaurantes no Estado.
Próximo Texto: Expansão imobiliária causa gargalos na construção civil Índice
|