São Paulo, quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comércio tem alta de 9,6% até setembro

DA SUCURSAL DO RIO

As vendas no comércio varejista já acumulam alta de 9,6% no ano, até setembro. Segundo o IBGE, o desempenho é resultado da combinação de aumento da massa salarial, dólar barato e crédito farto. Em setembro, o setor ganhou fôlego com alta de 1,4% em relação a agosto, motivado pelo adiantamento do 13º salário dos aposentados. No ano passado, essa antecipação resultou em vendas mais fortes nos meses de setembro a novembro e estabilidade em dezembro.
Nilo Lopes de Macedo, da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, ressalta que o crédito tem exercido papel fundamental na expansão e que o perfil da forma de pagamento está mudando. "O cheque está perdendo espaço para o dinheiro de plástico. O comércio está crescendo com estabilidade na emissão de cheques."
O segmento de móveis e eletrodomésticos registrou alta de 0,1% em relação a agosto. Segundo o IBGE, é uma acomodação após a taxa de 5% em agosto, influenciada pelo Dia dos Pais. No ano, móveis e eletrodomésticos acumulam alta de 16,3%. Já o setor de tecidos, vestuário e calçados recuou 2,1% em setembro contra agosto.
Segundo Rodrigo Eboli, economista do BNY Asset Management Brasil, a massa de rendimento cresceu 6,7% de janeiro a setembro. "É difícil enxergar um freio no comportamento do comércio porque o mercado continua alongando prazos para o pagamento de prestações e há mais gente no mercado de trabalho, embora possa ocorrer alguma desaceleração na margem." (JANAINA LAGE)


Texto Anterior: Varejo deve ter recorde de vendas em 2007
Próximo Texto: Contratações chegam a 1,81 mi no ano e superam o recorde de 2004
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.