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Mercado Aberto
GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br
Hackers sofisticam ataques a empresas
O Relatório Anual de Segurança da Cisco, a gigante americana dos equipamentos que conectam os computadores à internet, revela que praticamente
dobrou o número de ataques cibernéticos usando endereços
legítimos. Isso significa que os
hackers estão se apropriando
de endereços de empresas e
pessoas físicas para disseminar
vírus e programas que permitem, por exemplo, furtar dados
de terceiros.
O estudo, que será divulgado
mundialmente hoje, mostra
que, nas empresas, boa parte da
responsabilidade por ataques
desse tipo são dos próprios funcionários. Por descuido ou má-fé, eles acabam abrindo portas
da rede de computadores das
empresas onde trabalham ao
acessar sites indevidos.
Segundo Ghassan Dreibi, gerente de desenvolvimento de
negócios de segurança para a
América Latina, há páginas
aparentemente inofensivas
que instalam programas espiões automaticamente ao serem acessadas. Mesmo que o
internauta saia delas sem clicar
em nenhum item, já estará infectado. "Setenta por cento dos
ataques são provocados internamente", diz. "Os prejuízos
gerados por fraudes cometidas
a partir dessas situações tornaram-se preocupação nas empresas no mundo e no Brasil."
Para Dreibi, um dos sinais
dessa mudança é a venda do
NAC (Network Admission
Control). Esse produto estabelece regras de acesso a informações por níveis hierárquicos na
companhia. Até 2007 ele não tinha tanta saída. "Esse ano as
vendas subiram 50%." Segundo
a Cisco, a partir de 2009 haverá
monitoramento mais preciso
sobre o comportamento dos
funcionários nas empresas.
O levantamento mostra ainda que 90% dos 200 bilhões de
e-mails trocados diariamente
no mundo são "spams", uma
das formas mais comuns de
propagação de vírus. Cerca de
1% desse total se espalha pelas
máquinas nas corporações porque se faz passar por e-mail de
gente ou empresa confiável, cujo endereço eletrônico é autêntico, mas pertencente a terceiros, algo que a Cisco chama de
seqüestro de reputação.
SEM BLINDAGEM
Quando a crise estourou, em setembro, a blindadora Security teve queda de 40% nos negócios.
Segundo o dono, Armando
Lebeis, os clientes que
blindavam carros de valor
muito alto sumiram. Ficou um perfil de cliente
que blinda veículos de
cerca de R$ 50 mil e usa o
carro para transportar valores com segurança no
trabalho. "Quem segurou
as vendas nessa hora foi o
meu cliente que é pequeno empresário, comerciante, e precisa do carro
para levar o dinheiro que
fatura e que não é suficiente para um carro forte." Para Lebeis, o recuo
já deu uma arrefecida e
devagar os clientes retornarão. "O movimento começou a retomar, mas
não no ritmo de antes."
Em dezembro, a expectativa é que o volume alcance 65% do que havia projetado antes da crise.
LEITURA
O CCJE (Centro de Ciências
Jurídicas e Econômicas) da
UFRJ, que abriga o Instituto de
Economia, vai comemorar seus
40 anos com o lançamento da
revista "Versus", amanhã. Na
edição há artigos de James K.
Galbraith e Thomas I. Palley,
com programa de emergência
de combate à crise, Ignacio Perrotini, economista e editor da
revista mexicana "Investigación
Económica", sobre estragos da
crise em seu país, e outros.
NATAL
João Doria Jr., presidente do
Lide (Grupo de Líderes Empresariais), realiza hoje, em São
Paulo, a sexta edição do evento
beneficente Natal do Bem, que,
neste ano, prevê arrecadar
R$ 4 milhões para oito instituições, como Lar do Caminho e
Aliança da Misericórdia. Em
2007, o Natal do Bem arrecadou R$ 3,4 milhões.
COMPASSO
A Santa Marcelina Cultura
passará a fazer a gestão do Festival Internacional de Campos
do Jordão, que será em julho de
2009. A instituição já está em
fase de captação de parcerias e
patrocinadores para a 40ª edição do evento. No lado artístico, o festival já confirmou parceria com o Conservatório de
Paris.
NA REDE
Segundo o portal de comparação de preços Zura!, as pessoas estão pesquisando mais
antes de comprar. O portal teve
uma alta de 80% na visitação
neste Natal ante o mesmo período em 2007. Marcelo Peregrino, presidente do Zura!, diz
que o aumento representa o
dobro do que se espera do mercado. Houve também realocação de buscas em categorias de
menor valor agregado, o que
"parece ser indício de crise".
NO CARDÁPIO
Jorge Caetano, diretor da Abrasel SP (associação de bares e restaurantes), que diz que, logo após o aprofundamento da crise, em setembro, a freqüência do público geral caiu muito. Mas, a partir de dezembro, o que os restaurantes estão sentindo é a falta das festas corporativas
de comemoração de fim de ano. "O que está fazendo diferença agora são os eventos de fim de ano das empresas,
que estão muito cautelosas. Neste ano temos menos empresas fazendo eventos."
HOMENAGEM
Mário Garnero, presidente do conselho do Brasilinvest, recebe hoje de
Miguel Ignatios, presidente da ADVB-SP (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil),
e de Agostinho Turbian,
presidente da FENADVB
(federação nacional das
ADVBs), o título "Personalidade de Visão Global
2008". A cerimônia será
realizada no World Trade
Center São Paulo.
com JOANA CUNHA, MARINA GAZZONI e JULIO WIZIACK
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