São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Índice

perfil

Economista fez carreira fora do país desde 1980

DA REPORTAGEM LOCAL

Professora da FGV (Fundação Getulio Vargas) em São Paulo, Eliana Cardoso é considerada a economista brasileira com a maior experiência internacional de sua geração. Ela trabalhou nos departamentos de China e de América Latina do Banco Mundial e na área de pesquisas do FMI (Fundo Monetário Internacional).
A economista transita entre os mais diferentes temas do debate envolvendo o desenvolvimento de países emergentes, como comércio internacional, aproveitamento de recursos naturais, política fiscal até educação, corrupção e gestão pública.
Nos últimos anos, escreveu sobre os "spreads" bancários no Brasil, o mercado de trabalho na América Latina e o impacto de programas de transferência de renda no trabalho infantil e na escolarização na região.
De volta ao Brasil em 1995, Eliana Cardoso fez parte da equipe econômica de Pedro Malan, como secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda. Ficou só um ano e retornou aos EUA para atuar como economista-sênior do FMI.
Formada pela PUC do Rio, Eliana Cardoso fez mestrado na Universidade de Brasília e doutorado no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) no final dos anos 70, onde conheceu o economista alemão radicado nos EUA Rudiger Dornbusch, com quem se casou. Foi também mulher do economista brasileiro Edmar Bacha.
Lecionou nas universidades de Boston, Yale, MIT, Georgetown e Tufts, além da Universidade de São Paulo.


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.