UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEFONIA

Ligações via internet ganham espaço com chegada de nova operadora ao Brasil
O uso da internet para ligações de voz de longa distância domésticas e internacionais deve ter um forte crescimento no Brasil nos próximos anos.
A companhia americana ITXC, que fatura cerca de US$ 220 milhões por ano intermediando ligações entre operadoras, acaba de abrir um escritório no Brasil. Quer oferecer serviços, mas também concorrer indiretamente com empresas como a Embratel.
"Estamos oferecendo conexões para as operadoras para ligações internacionais, mas evidentemente faremos também concorrência indireta com algumas delas", disse o presidente da empresa, Tom Evslin.
Isso porque as operadoras de telefonia fixa ou móvel poderão pagar preços cerca de 80% mais baixos que as ligações feitas com satélites ou redes de cabos de fibra óptica.
No momento, a meta da ITXC é atuar apenas em ligações internacionais. "Mas poderemos entrar com a intermediação de ligações de voz nas ligações domésticas do Brasil. Já fazemos isso na Bolívia."
Evslin disse que existem fortes indícios de que as ligações via internet irão crescer muito. "A participação mundial da tecnologia nas ligações domésticas ou internacionais aumentou de 6% em 2001 para 10% em 2002."
No Brasil, segundo o executivo, a expansão deve ser muito forte porque os custos são baixos (as operadoras não precisam construir infra-estrutura própria). "Será um instrumento na liberação do mercado brasileiro de telecomunicações."
Uma concorrente da ITXC no Brasil é a americana iBasis, que em novembro fechou contrato para intermediar ligações internacionais para a Intelig. A Embratel afirmou que tem usado a tecnologia somente em casos esporádicos. (LÁSZLÓ VARGA, DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Panorâmica - EUA: Fed vê atividade "lenta'; comitê diz que é cedo para falar em fim da recessão
Próximo Texto: Luís Nassif: O aprimoramento da lei fiscal
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.