São Paulo, terça-feira, 16 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGRICULTURA

Europa fará concessões

UE já admite facilitar acordo com Mercosul

TALITA FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DO RIO

O embaixador da UE (União Européia) no Brasil, o espanhol Alberto Navarro, disse ontem no Rio que o bloco está aberto a fazer grandes concessões na área agrícola para fechar o acordo de livre comércio com o Mercosul até outubro. As concessões serão expostas em reunião no dia 15 de abril, em Bruxelas (Bélgica). Navarro participou de um seminário da fundação Konrad Adenauer.
"Não queremos um acordo light, porque light significa não ter açúcar e não ter carne bovina. A UE é o maior importador agrícola do mundo", afirmou.
Em contrapartida, ele disse ser fundamental que o Mercosul tenha novas propostas na área de serviços, compras governamentais e investimentos -nesse caso, ele defendeu também que haja proteção jurídica para as pequenas e médias empresas.
Navarro afirmou que a UE está disposta "a enfrentar o setor agrícola e fazer concessões", mas que "não é possível que as compras governamentais fiquem de fora do que vai ser a nova proposta".


Texto Anterior: Comércio exterior: Superávit da balança chega a US$ 4,5 bi
Próximo Texto: Mercado financeiro: Investidor já opera atento ao Copom de abril
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.