São Paulo, quinta-feira, 16 de março de 2006

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JOGOS

Para analistas, empresa tem problemas para baixar preço de componentes

Sony adia lançamento de videogame

DA REDAÇÃO

A japonesa Sony anunciou ontem que vai atrasar o lançamento de seu novo console de videogame, o PlayStation 3, até novembro. A decisão que abre espaço para o crescimento do console concorrente Xbox 360, da americana Microsoft. A Sony previa o lançamento do PS3 aconteceria entre março e maio deste ano.
Após o anúncio, as ações da Sony caíram na Bolsa de Tóquio. Os papéis da empresa fecharam cotados a 5.460 ienes, em queda de 2% em relação ao dia anterior.
A fabricante japonesa afirmou que a decisão de adiar o lançamento está relacionada ao marketing do produto, mas analistas do setor dizem que provavelmente a empresa está tendo dificuldades para conter os altos preços dos componentes do console.
O PS3 chegará ao mercado quase um ano depois do Xbox 360, que teve lançamento pouco antes do Natal de 2005. O console da Microsoft, que também age como um centro de multimídia, vem tendo boas vendas e, logo após o lançamento, houve falta do produto nas lojas.
O novo PlayStation é a aposta da Sony para promover duas novas tecnologias: o DVD Blu-ray de alta definição -que compete com o HD-DVD (formato desenvolvido por consórcio liderado pela Toshiba) pelo posto de padrão para a nova geração de DVDs- e o processador Cell, desenvolvido em parceria com IBM e Toshiba.
Como os DVDs Blu-ray têm capacidade maior que os discos atuais e o processador Cell tem velocidade várias vezes maior que a do chip do PlayStation 2, a Sony diz que os jogos para PS3 darão um salto na qualidade de gráficos e no realismo.

Margem de lucro
A Sony, que já foi líder no mercado de eletrônicos, vem tendo dificuldades em competir com empresas da China. Com produtos mais baratos, elas causaram a queda da margem de lucro em aparelhos como televisões. A fabricante também não tem conseguido emplacar produtos de sucesso em várias categorias importantes, como mp3 players.
O setor de venda de jogos teve faturamento de US$ 7 bilhões em 2005 nos Estados Unidos, valor maior que a receita dos estúdios de Hollywood com a bilheteria dos filmes. No ano passado, foram vendidos 228 milhões de jogos para consoles e computador nos Estados Unidos.


Com agências internacionais

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