São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IPCA deve fechar em 5,5%, diz consultoria

GUILHERME BARROS
COLUNISTA DA FOLHA

A piora da inflação já fez com que as empresas de consultoria revisassem suas projeções. Em nota enviada ontem aos seus clientes em caráter excepcional, a Tendências reviu suas expectativas para inflação e juros para este ano. A projeção para o IPCA subiu de 4,8% para 5,5%.
Para a Selic (a taxa básica de juros), a expectativa é que encerre o ano em 14,25%, contra 13,25% de previsão anterior. O juro sobe então três pontos percentuais em relação ao início do atual ciclo de alta.
O BC não estaria mais olhando a inflação deste ano, e sim a de 2009, segundo a consultoria. A previsão da Tendências para o IPCA de 2009, por isso mesmo, manteve-se em 4,5%. O objetivo do BC será o de fazer com que a inflação volte para o centro da meta no ano que vem.
Segundo Marcela Prada, economista da Tendências, a principal mudança na estimativa de inflação para 2008 ocorreu na projeção para os preços dos alimentos. O movimento foi surpreendente. A variação acumulada em 12 meses desses preços no IPCA subiu de 10,8% no final de 2007 para 12,6% em abril. No ano, os preços dos alimentos já subiram 4,4%. Como parece pouco provável uma reversão consistente dos preços dos alimentos já neste ano, a projeção para eles em 2008 subiu de 5% para 8%.


Texto Anterior: BC já admite inflação de 5% neste ano
Próximo Texto: IGP-10 triplica neste mês e avança 1,52%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.