São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha puxa expansão européia no 1º trimestre

Avanço da principal economia da UE é o maior desde 1996

DA REDAÇÃO

A economia européia cresceu mais que o esperado nos primeiros três meses deste ano, puxada pela Alemanha, que teve o seu maior avanço em mais de uma década. No primeiro trimestre, o PIB (Produto Interno Bruto) dos 15 países da zona do euro se expandiu em 0,7% em relação aos últimos três meses de 2007 -0,3 ponto percentual a mais que na comparação entre o quarto e o terceiro trimestres de 2007.
Em um momento em que se discute a desaceleração da economia mundial, a Alemanha superou as expectativas e cresceu 1,5% no primeiro trimestre. Foi o maior crescimento desde 1996 e 1,2 ponto percentual maior que o registrado de outubro a dezembro de 2007. O inverno mais ameno impulsionou o setor de construção, que foi um dos que mais colaboraram para o bom resultado da principal economia européia. A economia da França também teve um desempenho superior ao do quarto trimestre e dobrou sua expansão, para 0,6%.
Apesar do "resistente" desempenho nos primeiros três meses, o presidente do BCE (Banco Central Europeu), Jean-Claude Trichet, disse que o crescimento da economia da zona do euro vai se desacelerar no segundo trimestre.
"Eu sempre disse que o segundo trimestre seria menos agradável e que o segundo semestre, comparativamente aos primeiros seis meses, seria de desaceleração." Embora o crescimento mais acelerado dos três primeiros meses do ano confirme a "resistência" da economia, o BCE precisa, segundo o dirigente, continuar "cauteloso e prudente".
Principal preocupação do BCE, a inflação anual da zona do euro recuou 0,3 ponto percentual em abril, para 3,3% ao ano. No mesmo período do ano passado, ela ficou em 1,9%.


Com a Bloomberg


Texto Anterior: Vaivém das commodities
Próximo Texto: ONU reduz previsão para PIB mundial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.