São Paulo, Domingo, 16 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DRAMA URBANO
Para o Conselho Regional de Contabilidade

"Sr. presidente do C.R.C.,
Sou contabilista formado em curso superior e inscrito nesse conselho. Estou desempregado desde 2 de maio de 95, como consta no meu último registro da carteira profissional, a qual eu tenho como prova documental desse meu grande sofrimento, além também de servir como prova para minha aposentadoria, se é que um dia eu vou conseguir me aposentar.
Como não consegui mais me recolocar no mercado de trabalho, os meus filhos me ajudaram a comprar um computador e uma máquina de datilografia para eu começar a montar o meu pequeno empreendimento, ou seja, o meu escritório de contabilidade dentro da minha própria casa.
Como o país vive um momento drástico de grande recessão econômica, até agora ainda não consegui o meu primeiro cliente.
(...) É lógico que eu sei que esse problema não é de competência do presidente do C.R.C. O que compete ao presidente do C.R.C. é que, pelo mesmo motivo que eu não tenho dinheiro para pagar a previdência, também não tenho dinheiro para pagar a anuidade do C.R.C.
Portanto, peço ao senhor que observe mais atentamente aos contabilistas desempregados e dê isenção total da anuidade ou, no mínimo, dê aquele desconto que existia antigamente de 80%.
É por isso que eu me candidatei a uma vaga de trabalhador braçal na frente de trabalho, pois eu preciso ganhar algum dinheiro para manter paga em dia a anuidade do C.R.C., porque, se eu baixar o meu C.R.C., fico ilegal na profissão.
Como a profissão de contabilista para mim é um sacerdócio, ou seja, eu gosto de trabalhar em contabilidade, eu faço das tripas um coração para não baixar o meu C.R.C.
Estou desabafando não para comovê-lo, senhor presidente, (...) mas para mostrar-lhe a minha dura realidade e a de milhares de brasileiros."


Marcos antonio Panzone, 40, esta desempregado há quatro anos. Nasceu em São Paulo, é casado e tem três filhos



Texto Anterior: Para o "Fantástico"
Próximo Texto: Para Silvio santos
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.