São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTONOMIA

Medida visa independência

Projeto sobre BC sai até 2005, prevê Palocci

DA REDAÇÃO

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, disse ao jornal britânico "Financial Times" que o governo apresentará até 2005 a proposta de concessão de autonomia para o Banco Central.
Segundo a reportagem que será publicada na edição de hoje, do correspondente do jornal no Brasil, Raymond Colitt (que ouviu Palocci em Brasília), "a iniciativa é parte de uma série de reformas que o governo esquerdista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará depois das eleições municipais de outubro. Outras medidas incluirão a desregulamentação das dispendiosas normas trabalhistas e a reforma do corrupto sistema sindical".
"Estou me concentrando em medidas que preparem o Brasil institucionalmente para crescer por uma década ou mais, sem interrupções", disse o ministro.
O jornal lembra que "a proposta de autonomia para o Banco Central foi abandonada no ano passado devido a críticas da linha dura do Partido dos Trabalhadores".
A reportagem diz que "Palocci argumentou que a autonomia prática de que o banco já desfruta precisava ser "institucionalizada". A proposta conferiria aos membros do conselho um mandato definido e autonomia para perseguir as metas de inflação determinadas pelo governo".
"Evidentemente haverá controvérsia quanto à proposta. Mas estou determinado a implementar esse projeto", disse Palocci, para quem as críticas diminuirão com os últimos dados de expansão.
O ministro afirmou ainda que "os investimentos prometidos até agora são suficientes para ampliar nossa capacidade de crescimento para a casa dos 5%".


Texto Anterior: Contas: País mudará cálculo com FMI, diz Mantega
Próximo Texto: Panorâmica - Comunicação: Para BNDES, nova regra já ajudou mídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.