São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cheque sem fundos cai 10,9% no mês passado

IVONE PORTES
DA FOLHA ONLINE

O volume de cheques devolvidos por falta de fundos diminuiu 10,9% de maio para junho, segundo a Serasa (empresa de análise de crédito e risco). No mês passado, foram devolvidos 14,6 cheques a cada mil compensados. É a menor marca desde janeiro deste ano.
Para a Serasa, a queda reflete a recuperação da atividade econômica e da renda do trabalhador.
O levantamento mostra que, em junho, foram compensados no país 174,3 milhões de cheques, dos quais 2,5 milhões foram devolvidos por falta de fundos.
Em relação a junho do ano passado, houve queda de 4,5% na inadimplência com cheques.
A Serasa afirma ter notado um maior nível de contratação em junho e uma melhor negociação salarial por parte de algumas categorias profissionais.
Além disso, os consumidores preferem regularizar suas pendências financeiras e negociar juros menores com os bancos, aderindo, por exemplo, à modalidade de financiamento com desconto em folha de pagamento, que cobra juros menores. A Serasa diz ainda que o consumidor está evitando assumir novas dívidas.
No semestre, porém, o volume de cheques sem fundos teve aumento. Até junho, foram devolvidos 16 cheques a cada mil compensados -alta de 1,2% em relação ao primeiro semestre de 2003 (15,8 cheques sem fundos).


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: BB reduz taxas do cheque e do cartão de crédito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.