São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO

Central quer isenção de tarifas para desempregados

CUT faz acampamentos e atos contra política econômica de Lula

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DO RIO

A CUT montou ontem acampamento com desempregados e sindicalistas no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e faz hoje protesto nas principais capitais do país contra a política econômica do governo Lula.
No local, a CUT está cadastrando desempregados para pedir que eles sejam isentos do pagamento de tarifas públicas estaduais e municipais. No Rio, acampamento montado ontem no centro causou um mal-entendido e levou pelo menos 500 pessoas ao local em busca de emprego. O objetivo da Coordenação de Movimentos Sociais -formada por membros do MST, CUT, UNE e Ação da Cidadania, entre outros- também era cadastrar os desempregados para entregar um censo ao presidente Lula, no dia 7 de setembro.
Hoje, no chamado "Dia Nacional de Lutas e Mobilizações por Mudanças na Política Econômica", trabalhadores e sindicalistas vão pedir a retomada do crescimento econômico, a criação de empregos e políticas públicas que contribuam para a distribuição de renda. Em São Paulo, haverá uma caminhada do metrô Paraíso até a sede da Fiesp (federação das indústrias de São Paulo) na avenida Paulista, onde os sindicalistas entregam pautas de suas campanhas salariais. Em seguida, protestam em frente ao Banco Central.
Sindicalistas da CUT ligados a correntes de oposição à atual direção também fazem ato hoje contra o governo em frente ao prédio da Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo. O grupo quer medidas como o aumento de parcelas do seguro-desemprego e cesta básica para desempregados.


Texto Anterior: Alimento estanca perda, mas cresce pouco
Próximo Texto: Sabor amargo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.