São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RACIONAMENTO

Segundo a empresa, os clientes residenciais que mais sofrerão serão os que consomem até 350 kWh/mês

Bandeirante começa corte de luz no dia 20

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A Bandeirante Energia vai começar a cortar a luz dos clientes que ultrapassaram a meta de consumo por dois meses consecutivos a partir da próxima segunda-feira, dia 20, assim como também anunciou a Eletropaulo.
A Bandeirante, que fornece energia para 55 municípios, informa que os clientes que mais sofrerão com o corte de luz serão os que consomem até 350 kWh por mês no caso dos residenciais e até 500 kWh por mês no caso dos industriais e comerciais.
A distribuidora ainda não sabe quantos clientes terão de enfrentar o corte de energia neste mês por causa da ultrapassagem da meta. Isso deve estar concluído pela companhia até amanhã.
Mas um levantamento feito pela empresa a partir de uma mostra de 500 mil contas residenciais verificadas na primeira semana deste mês indica que a maioria dos clientes que não cumpriram a meta pelo segundo mês consecutivo (7,5 mil clientes) tem consumo de até 350 kWh por mês. Eles são cerca de 6,2 mil clientes.
No setor industrial e comercial, diz, os que mais enfrentarão o corte de luz estão numa faixa de consumo de até 1.000 kWh por mês. Segundo a empresa, dos 190 mil estabelecimentos comerciais que fornece eletricidade, 26 mil ultrapassaram a meta no primeiro mês do racionamento -a empresa ainda não sabe se eles são reincidentes. Desses 26 mil clientes, porém, 21 mil gastam até 1.000 kWh por mês.
"Estamos analisando tudo isso para fazer a lista dos clientes que vão enfrentar o corte de luz. Mas já estamos notando que esses cortes não terão muito impacto no consumo geral de eletricidade pois estão numa faixa baixa", afirma Luciano Meiller, gerente-executivo da área de gestão comercial da Bandeirante.
Segundo ele, a Bandeirante pagou durante o mês de julho R$ 1,73 milhão de bônus para os clientes que consomem até 100 kWh por mês (365.519). E recebeu R$ 3,2 milhões de sobretaxa dos que ultrapassaram suas metas.
A diferença entre a sobretaxa e bônus, afirma, será distribuída neste mês para os clientes que cumpriram as suas metas e estão numa faixa de consumo de energia superior a 100 kWh por mês.
Os clientes que consomem menos de 100 kWh por mês vão continuar recebendo bônus.


Texto Anterior: Asmae culpa reguladora por atrasos no MAE
Próximo Texto: Duas distribuidoras têm prejuízo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.