São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A ÁGUIA POUSOU

Outros indicadores mostram fragilidade da economia do país

Produção dos EUA cai pela 10ª vez

DA REDAÇÃO

A produção dos EUA caiu pelo décimo mês consecutivo em julho, divulgou ontem o Fed, o BC do país. Apesar da queda, esse foi o melhor resultado do indicador desde setembro de 2000, no começo do processo de desaceleração econômica no país.
Em outro anúncio, o Departamento de Comércio revelou que as vendas e os estoques das empresas dos EUA caíram em junho. A retração mensal nas vendas, de 1,4%, foi a maior dos últimos nove anos, atrás apenas da registrada em agosto de 1992. O total dos estoques das companhias encolheu 0,4% em junho. Os analistas esperavam uma retração ainda maior, de 0,3% em julho.
Outro indicador que, apesar de recuar, superou as expectativas do mercado foi o do uso da capacidade instalada do setor industrial. As empresas dos EUA utilizaram 77% de seu potencial produtivo em julho, 0,2 ponto percentual a menos que em junho e 0,3 ponto percentual acima do que o mercado esperava. Mesmo assim, a leitura é a mais baixa do indicador desde agosto de 1983, quando também ficou em 77%.
Para os analistas, a queda nos estoques é um bom sinal. Mas o presidente do Fed, Alan Greenspan, já alertou que boa parte dos problemas da economia foram causados pela incapacidade das empresas de ajustar o nível de seus estoques à demanda.


Texto Anterior: Esqueleto: STF nega correção de bloqueio de poupança por Plano Collor 1
Próximo Texto: Recessão é inevitável, diz BC japonês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.