São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Solectron fecha unidade e demite 700

MARIA TERESA MORAES
DA FOLHA VALE

A Solectron, empresa norte-americana de componentes eletrônicos, anunciou ontem o fim das atividades em São José dos Campos (91 km de SP), com o corte de 700 empregos. A empresa alegou estar em fase de reestruturação mundial e vai transferir a linha de produção de placas para telefones celulares e computadores para Jaguariúna (SP).
A medida vai atingir também a unidade de Hortolândia, que deve transferir seus 200 funcionários para Jaguariúna.
Uma das gigantes do setor, a Solectron faturou US$ 18,7 bilhões em 2001. Também ontem, a empresa informou ter assinado uma carta de intenções para fornecer no Brasil serviços de manufatura de desktops e portáteis da HP (Hewlett-Packard).
Com o racionamento de energia do ano passado, a empresa demitiu 750 trabalhadores, reduzindo em 50% o quadro de funcionários da unidade, que teve incentivos fiscais oferecidos pelo prefeito Emanuel Fernandes (PSDB).
O presidente do sindicato, Luiz Carlos Prates, o Mancha, disse ter certeza de que a transferência para Jaguariúna vai gerar demissões. "A empresa teve uma série de vantagens para se instalar em São José e agora vira as costas para o trabalhador da cidade", disse.
A direção da Solectron informou que vai oferecer ao trabalhador que optar pela transferência um salário nominal, 30 dias de hospedagem e um mês de reembolso de despesas com locomoção e alimentação.
Além das verbas rescisórias previstas em lei, a Solectron oferece 60% do salário-base por ano trabalhado e quatro meses de plano de saúde para quem decidir se desligar da empresa.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Déficit comercial no setor cai 57% no 1º semestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.