São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 2005

Texto Anterior | Índice

AGROTÓXICO

Ação ocorreu em 4 Estados

Contrabando leva 29 a serem detidos pela PF

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Em uma operação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, 29 pessoas foram presas ontem nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Goiás, sob a acusação de falsificação e contrabando de agrotóxicos, como inseticidas, herbicidas e fungicidas.
Foram expedidos, no total, 31 mandados de prisão para pessoas supostamente envolvidas em diversas atividades dentro do esquema, que contava com a participação de empresários e funcionários públicos -entre eles, dois policiais civis. Restavam, no início da noite de ontem, ainda dois acusados a serem presos.
Apenas no Rio Grande do Sul, a Operação Caá-Ete (uma referência a erva-mate, em guarani), a PF atuou em 12 cidades: Vacaria, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Pejuçara, Catuípe, Cruz Alta, Ijuí, São Luiz Gonzaga, São Borja, Porto Xavier, Santa Cruz do Sul e Santana do Livramento.
Ao todo, foram pelo menos 19 municípios nos quatro Estados. Em Santa Catarina, houve prisões ou ações de busca e apreensão em Itajaí, Balneário Camboriu e Florianópolis; no Paraná, em Curitiba e Campo Mourão; e em Goiás, em Cristalina e Paracatu.
De acordo com a PF, que acompanhava o caso já havia seis meses, a quadrilha movimentava R$ 1,5 milhão mensalmente. Isso equivale a cinco toneladas de agrotóxicos.
De acordo com o delegado Ildo Gasparetto, da PF, parte do contrabando entrava no Brasil por Ciudad del Este, no Paraguai (divisa com Foz do Iguaçu, no Paraná), e Rivera, no Uruguai (divisa com a cidade gaúcha de Santana do Livramento).
O grupo é acusado de praticar os delitos de contrabando, estelionato, crime contra a ordem tributária e o meio ambiente, falsidade ideológica, falsificação de agrotóxicos e formação de quadrilha, entre outros. Segudno a PF, seus integrantes podem ter de cumprir penas de até 15 anos de prisão.


Texto Anterior: Sobrevivência do setor requer regras diferentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.