São Paulo, sábado, 16 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TIW deve vender sua parte em telefônicas

GUILHERME BARROS
EDITOR DO PAINEL S/A

O grupo canadense TIW (Telesystem International Wireless) contratou o banco americano Salomon Brothers para vender sua participação na Telpart, a holding de telefonia que controla a Telemig Celular e a Tele Norte Celular. O TIW é sócio dos fundos de pensão e do Opportunity na Telpart e estava no meio de um contencioso judicial entre os sócios.
O TIW e os fundos tinham entrado na Justiça pedindo a destituição do banco de Daniel Dantas do papel de controlador da Telpart. Os quatro fundos que estavam com o TIW na ação eram os seguintes: Previ (Banco do Brasil), Petros (Petrobras), Funcef (Caixa Econômica Federal) e Telos (dos empregados da Embratel).
Já há pelo menos um forte candidato à compra da parte do TIW na Telpart. Trata-se da Portugal Telecom, que contratou no Brasil o banco Pactual e no exterior o Deutsche Bank para assessorá-lo no negócio.
O advogado carioca Luís Cantidiano também foi constituído pela Portugal Telecom para negociar com o TIW.
Com essa decisão, o TIW desiste do processo que movia contra o Opportunity. Os fundos de pensão e o TIW entraram com ação judicial dia 15 de julho para tirar o banco de Daniel Dantas do controle das duas empresas de celulares (Telemig e Tele Norte), adquiridas pelo consórcio Telpart no leilão da Telebrás, em julho de 1998. O consórcio era formado pelo TIW, com 49% de participação, os fundos, com 24%, e o Opportunity, com 27%. A Telpart pagou US$ 649 milhões pelo controle da Telemig Celular e US$ 161 milhões pelo da Tele Norte Celular. Dois meses após a privatização, o Opportunity, com apoio dos fundos, criou a empresa Newtel, que assumiu o controle das telefônicas.
Há cerca de um mês, a 9ª Câmara do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro cassou a liminar que havia sido obtida pelo TIW e pelos fundos de pensão contra o Opportunity. O TIW se desinteressou pelo negócio.


Texto Anterior: Telecomunicações: Decisão da Anatel derruba ação da Telemar
Próximo Texto: Seminário: "Globalização é inexorável, pois até protestos são globais"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.