São Paulo, sábado, 16 de setembro de 2006

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Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br

Lula recomenda paciência com Morales

O tom mais brando de ontem de membros do governo brasileiro para tratar do caso boliviano foi uma determinação dada pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva a seus ministros, depois do fervor que alcançou na quarta e na quinta-feira. Lula pediu aos seus ministros paciência com Morales até o presidente boliviano aprender a governar e recomendou que o assunto não fosse tratado pela mídia.
A informação foi dada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, no jantar de anteontem de Lula com cerca de 30 empresários, em Brasília, na casa do ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan. Foi o terceiro encontro organizado por Furlan com o objetivo de aproximar Lula dos empresários.
Lula estava bastante descontraído, contou muitos casos e mostrou total confiança na sua reeleição. Os empresários, por sua vez, evitaram críticas ao governo.
Apesar de não ter sido o tema dominante, o conflito do Brasil com a Bolívia foi assunto de muitas conversas entre os empresários. Lula voltou a bater na tecla de que, no seu próximo governo, a prioridade será o desenvolvimento. O país já estaria pronto para uma nova fase de crescimento, a taxas maiores que a atual.
Chamaram a atenção, na reunião, os elogios feitos pelo presidente da HP do Brasil, Carlos Ribeiro da Silva, ao projeto do computador popular do governo. Ele disse que a decisão do governo de baixar a carga tributária para o computador fez com que crescesse a arrecadação de impostos, com o aumento do grau de formalidade.
Também compareceram ao jantar, entre outros, Pedro Moreira Salles (Unibanco), Benjamin Steinbruch (CSN), Paulo Cunha (Ultra), Flávio Rocha (Riachuelo) e Eugênio Staub (Gradiente).

NA BALANÇA
Pelo segundo mês consecutivo, as importações de produtos plásticos transformados bateram recordes. O valor total chegou a US$ 150,2 milhões. As exportações também atingiram um nível inédito, com US$ 121,5 milhões. Em relação a julho, importações e exportações cresceram cerca de 18%. O acumulado dos primeiros oito meses deste ano é maior que o de 2005. As importações tiveram alta de 16,8%, com US$ 818,4 milhões.

SABOR DA ITÁLIA
Às vésperas de completar 60 anos, a importadora La Pastina lança sua primeira grande ação de marketing envolvendo o nome da marca de massas italiana Divella. Os investimentos serão voltados para a publicação de um livro de receitas que envolvam os ingredientes da marca e são desenvolvidas por especialistas em gastronomia e para a divulgação do livro e dos produtos em programas de televisão e "breaks" comerciais da TV aberta. "Hoje, importamos 2.000 toneladas da massa italiana. Queremos ampliar esse número para 3.000 no ano que vem", diz Celso La Pastina, diretor e filho do fundador da empresa. A importadora, que conta com 400 itens no catálogo, é dirigida por três gerações da família.

RISCO
Os títulos de longo prazo em moeda estrangeira do Banco do Brasil conquistaram o "investiment grade", com classificação Baa3. A Moody's também elevou o rating dos depósitos de longo e curto prazo em moeda local e de longo prazo em moeda estrangeira do BB. Os depósitos de longo prazo em moeda estrangeira do banco passaram de B1 para Ba3, enquanto os depósitos de longo e curto prazo em moeda local receberam o rating A1/Prime-1 em substituição a A3/Prime-2.

FASHION VICTIM
Cerca de 150 shoppings centers brasileiros estão em expansão -em planejamento para os próximos três anos ou em obras-, segundo pesquisa encomendada pela Abrasce (associação de shopping centers), a ser divulgada neste final de semana no Congresso Internacional de Shopping Centers. A pesquisa indicou também os produtos mais desejados para lojas da expansão: 78% querem investir em moda masculina, 60% em moda feminina e 49% em joalherias e relojoarias.

BISCOITO ELETRÔNICO
A Adria, marca de alimentos do grupo M. Dias Branco, acaba de lançar os biscoitos Plugados, com investimento de cerca de US$ 2 milhões. Voltado ao público jovem, o produto faz referência a ícones eletrônicos e oferece pontos que podem ser trocados por jogos on-line, em site desenvolvido especialmente para o produto. "A proposta é atender a geração do computador, fizemos até parceria com o MSN messenger", diz a diretora Jurema Aguiar.


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