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McDonald's vai distribuir licenças para 1.500 lojas
Com novo modelo, rede sai da operação e entrega negócio para um investidor
Permissão de uso da marca será adotada nos próximos anos em até 20 países, incluindo o Brasil, onde tem 424 restaurantes próprios
DA REPORTAGEM LOCAL
DA FOLHA ONLINE
A rede de lanchonetes
McDonald's informou ontem
que tem planos de implementar, em vários países, uma estratégia para a expansão de licenças para a operação da marca. A informação foi dada depois que reportagem do jornal
"Valor Econômico" relatou a
possibilidade de venda das lojas
da rede no Brasil.
"A McDonald's Corporation
tem planos para implementar
uma estratégia de Developmental Licensees [licenças de
desenvolvimento], dentro dos
próximos três anos, em cerca
de 15 a 20 países em todo o
mundo, representando um número aproximado de 1.500 restaurantes", informa a empresa
em nota. "Os Developmental
Licensees são um modelo de
negócios bem-sucedido em
muitos de nossos mercados há
mais de 20 anos, e essa é uma
estrutura que já usamos em
mais de 30 países."
O formato tem semelhanças
com o de outras empresas do
setor, em que um investidor de
peso administra as operações
com o aval da multinacional,
que fica fora das decisões operacionais. A empresa recebe royalties pelo uso da marca.
"Nosso objetivo, como sempre, será o de continuar a crescer a marca McDonald's, entregando aos nossos clientes a melhor experiência em nossos restaurantes. Esse continua a ser o
nosso foco. Trata-se de um processo que está em andamento e
seria prematuro e inapropriado
especular sobre potenciais detalhes", completa em comunicado a empresa.
Como é empresa de capital
fechado no Brasil, não há dados
sobre a saúde financeira da rede no país. A companhia divulga apenas o faturamento -que
ficou em R$ 1,9 bilhão em 2004
e R$ 2,1 bilhões em 2005. São
544 restaurantes (120 franqueados), em 135 cidades e com
34 mil funcionários.
No Brasil, a rede está em permanente processo de reformulação dos cardápios e vem repetindo as transformações nos
hábitos de consumo que ocorre
no exterior. Isso inclui a venda
de saladas, água de coco e outros produtos classificados como saudáveis. Essas adaptações foram necessárias como
forma de reagir à maior demanda dos clientes por essas mercadorias.
No final de 2005, a companhia previa que o crescimento
de suas vendas no Brasil para
2006 se desacelerariam.
A estimativa era a de que os
resultados cresceriam 7% no
ano, percentual inferior aos
13% estimados anteriormente.
De acordo com o professor de
direito comercial da PUC e especialista em franquias Marcus
Elídius, o McDonald's, que já
foi a franquia mais bem-sucedida do país, trabalha hoje com
margens de lucro bem apertadas por vários motivos.
A empresa é alvo de diversas
ações judiciais movidas por
franqueados que tentam responsabilizar a rede por resultados ruins de lojas. Além disso,
enfrenta hoje forte concorrência, principalmente de restaurantes por quilo, que tiram
clientes das lanchonetes.
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