São Paulo, sábado, 16 de setembro de 2006

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McDonald's vai distribuir licenças para 1.500 lojas

Com novo modelo, rede sai da operação e entrega negócio para um investidor

Permissão de uso da marca será adotada nos próximos anos em até 20 países, incluindo o Brasil, onde tem 424 restaurantes próprios


DA REPORTAGEM LOCAL
DA FOLHA ONLINE

A rede de lanchonetes McDonald's informou ontem que tem planos de implementar, em vários países, uma estratégia para a expansão de licenças para a operação da marca. A informação foi dada depois que reportagem do jornal "Valor Econômico" relatou a possibilidade de venda das lojas da rede no Brasil.
"A McDonald's Corporation tem planos para implementar uma estratégia de Developmental Licensees [licenças de desenvolvimento], dentro dos próximos três anos, em cerca de 15 a 20 países em todo o mundo, representando um número aproximado de 1.500 restaurantes", informa a empresa em nota. "Os Developmental Licensees são um modelo de negócios bem-sucedido em muitos de nossos mercados há mais de 20 anos, e essa é uma estrutura que já usamos em mais de 30 países."
O formato tem semelhanças com o de outras empresas do setor, em que um investidor de peso administra as operações com o aval da multinacional, que fica fora das decisões operacionais. A empresa recebe royalties pelo uso da marca.
"Nosso objetivo, como sempre, será o de continuar a crescer a marca McDonald's, entregando aos nossos clientes a melhor experiência em nossos restaurantes. Esse continua a ser o nosso foco. Trata-se de um processo que está em andamento e seria prematuro e inapropriado especular sobre potenciais detalhes", completa em comunicado a empresa.
Como é empresa de capital fechado no Brasil, não há dados sobre a saúde financeira da rede no país. A companhia divulga apenas o faturamento -que ficou em R$ 1,9 bilhão em 2004 e R$ 2,1 bilhões em 2005. São 544 restaurantes (120 franqueados), em 135 cidades e com 34 mil funcionários.
No Brasil, a rede está em permanente processo de reformulação dos cardápios e vem repetindo as transformações nos hábitos de consumo que ocorre no exterior. Isso inclui a venda de saladas, água de coco e outros produtos classificados como saudáveis. Essas adaptações foram necessárias como forma de reagir à maior demanda dos clientes por essas mercadorias.
No final de 2005, a companhia previa que o crescimento de suas vendas no Brasil para 2006 se desacelerariam.
A estimativa era a de que os resultados cresceriam 7% no ano, percentual inferior aos 13% estimados anteriormente.
De acordo com o professor de direito comercial da PUC e especialista em franquias Marcus Elídius, o McDonald's, que já foi a franquia mais bem-sucedida do país, trabalha hoje com margens de lucro bem apertadas por vários motivos.
A empresa é alvo de diversas ações judiciais movidas por franqueados que tentam responsabilizar a rede por resultados ruins de lojas. Além disso, enfrenta hoje forte concorrência, principalmente de restaurantes por quilo, que tiram clientes das lanchonetes.


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