São Paulo, domingo, 16 de setembro de 2007

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

País não vive choque de demanda, diz Fiesp

A ata do Copom divulgada na quinta passada revelou uma grande preocupação com a alta da inflação e indicou a possibilidade de uma freada no processo de redução da taxa básica de juros. No comunicado, o BC afirma que "o aquecimento da demanda pode ensejar aumento no repasse de pressões sobre preços no atacado para os preços ao consumidor".
A grande discussão entre os economistas é se a alta da inflação no país já reflete de fato um choque de demanda provocado pelo aquecimento da economia ou se ainda se trata de um choque de oferta concentrado principalmente em alimentos.
A Fiesp acaba de concluir um estudo coordenado pelo economista André Rebelo em que tenta provar que o país vive claramente um choque agrícola vindo do exterior e que, portanto, não haveria sinais objetivos para o Banco Central frear o processo de cortes dos juros.
A inflação medida pelo IPCA acumulada nos últimos 12 meses até agosto atingiu 4,2%, e o principal setor que contribuiu para esse resultado foi o grupo de alimentos, com uma alta de 9,4%. Os grandes vilões foram leites e derivados.
O aumento de preço desses produtos decorre de questões sazonais, em razão dos períodos de entressafra tanto no Brasil como na Austrália e na Nova Zelândia, dois grandes produtores mundiais. Além disso, a utilização do milho para produção de álcool nos EUA desencadeou aumento generalizado nos preços dos grãos.
A Fiesp usa também outros indicadores para mostrar a concentração da alta inflacionária em alimentos. No IPA (Índice de Preços por Atacado), que é calculado pela Fundação Getulio Vargas, os produtos agrícolas subiram 12,8%, enquanto a inflação dos produtos industriais ficou em 2,2%.
Dessa forma, a Fiesp afirma que os indicadores de inflação como o IPCA e o IPA mostram que a principal causa da alta dos índices é o choque de produtos agrícolas e a origem se situa no mercado internacional.
A produção industrial de alimentos, que é calculada pelo IBGE, mostra uma tendência de queda, o que, segundo o estudo, afasta a possibilidade de aumento de preços por excesso de demanda.
Além disso, o nível de utilização da capacidade instalada da indústria, que é calculado pela CNI, registrou uma média no ano de 81,7%, apenas 1,8 ponto percentual acima do ano passado. Ou seja, esse indicador não tem dado mostras de pressão inflacionária na indústria.
O baixo crescimento da utilização da capacidade se deve ao forte aumento do investimento, que, segundo a Fiesp, pode ser constatado pelo consumo aparente de máquinas e equipamentos, que cresce à taxa de 14% ao ano.
De acordo com a Fiesp, esses números mostram que a inflação reflete um choque agrícola externo e seria um equívoco do BC a freada na queda do juro.

DE LATA
Em parceria com a ONG paulista Vira-Lata, a AmBev recolheu 862 quilos de material reciclável no GAS Festival, que reuniu mais de 10 mil pessoas em SP. O dinheiro arrecadado com a venda do material foi para a ONG.

ENGRENAGEM
Uma comitiva de executivos de 11 empresas associadas da Abimaq participarão da EMO Hannover 2007, nesta semana, na Alemanha. A entidade terá um estande e divulgará a Mecânica 2008 e a Feimafe 2009.

DOSE DUPLA

Pedro Bastos assume na próxima semana o recém-criado cargo de CIO da HSBC Investments para a América Latina. No cargo, Bastos fica responsável pela estratégia de investimentos em 14 países. O desafio é buscar sinergia entre os escritórios. "Nosso objetivo é criar fundos em formatos globais", afirma. O executivo continua como CEO da "asset management" do HSBC Bank Brasil.

Stella McCartney abre loja em São Paulo em 2008

O Brasil terá, no segundo semestre de 2008, uma "flagship store" da marca da estilista inglesa Stella McCartney. Os Jardins, em São Paulo, são o ponto escolhido para abrigar a loja.
O responsável pela vinda da grife é o consultor de luxo Carlos Ferreirinha, da MCF Fashion, que trouxe ao Brasil, em 2006, a diretora mundial Veronica Bertozzi.
"Nós a convidamos para conhecer o mercado brasileiro e fizemos a ponte com investidores nacionais. A marca se interessou e fizemos um projeto durante oito meses", diz Ferreirinha. Segundo ele, o projeto foi aprovado há um mês pela corporação mundial.
"O Brasil será um dos primeiros a terem uma loja da Stella McCartney."

CARDÁPIO
O evento de gastronomia Prazeres da Mesa ao Vivo, feito pela revista "Prazeres da Mesa" e o Senac São Paulo, terá neste ano um fórum de discussão. O objetivo é tornar o evento um congresso e gerar conhecimento.

TENDÊNCIA

Depois de 17 anos de atuação no mercado nacional, a catarinense Gas Multiagência, de publicidade especializada em moda, rende-se ao território paulistano. Comandada por Gastão Eduardo de Campos, a agência acaba de abrir um escritório no bairro do Brooklin. "Nosso principal negócio é a abertura de possibilidades para quem quer associar a marca à tendência de comportamento e moda", afirma Campos.

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