UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDÚSTRIA

Sete de 12 áreas tiveram retração em agosto em relação a agosto/02

Produção de SP sobe após 4 quedas

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

Depois de cair por quatro meses consecutivos, a produção da indústria paulista se recuperou em agosto: houve crescimento de 1% na comparação com o mesmo mês de 2002, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A reação, porém, ficou praticamente limitada a São Paulo. Em agosto, a produção da indústria caiu em sete das 12 áreas pesquisadas pelo IBGE.
Segundo Isabela Nunes, economista da Coordenação de Indústria do IBGE, o dado de São Paulo "é um sinal importante" de que a tendência é de recuperação do setor como um todo. Isso porque a região tem quase a mesma estrutura da indústria nacional -diversificada, com representação em todos os ramos e mais voltada para o mercado interno. Só São Paulo corresponde a 45% da produção industrial do país.
"A novidade foi São Paulo, que cresceu, apesar da base de comparação elevada, já que no segundo semestre de 2002 o setor estava aquecido. O quadro geral, no entanto, quase não se alterou. Em julho, havia oito regiões com queda. Agora, são sete", disse Nunes.
Divulgada no início do mês, a produção média da indústria cresceu 1,5% em agosto na comparação com julho, excluídas as influências sazonais. Em relação a igual mês de 2002, houve queda de 1,8%.
Em São Paulo, as principais influências positivas vieram da química (especialmente da maior produção de álcool) e da mecânica -puxada por motores usados na fabricação de máquinas.
A melhora registrada em agosto não foi suficiente para inverter a retração da indústria paulista acumulada no ano: queda de 0,8% até agosto, contra retração de 1,1% até julho.


Texto Anterior: IPI despenca com redução para veículos
Próximo Texto: Trabalho: Emprego formal cresce em 2002, mas renda cai
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.