São Paulo, sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conclusão das negociações depende do Congresso dos EUA

DE GENEBRA

Apontada como uma das principais condições para que a Rodada Doha chegue a uma conclusão, a autorização do Congresso dos EUA para que a Casa Branca negocie acordos comerciais sem que possam ser emendados, o chamado "fast track", precisa ser renovada até abril. Caso contrário, a estagnação pode se perpetuar, disse o chanceler Celso Amorim.
"Existe uma relação dialética entre o avanço da Rodada e a TPA [Autoridade de Promoção Comercial, na sigla em inglês]. Se os congressistas americanos sentirem que a Rodada está avançando é mais fácil sair a TPA", afirmou o ministro.
"Não vamos parar de negociar sem o TPA, mas vamos ficar mais cautelosos."
Para a negociação continuar a ter sentido no ano que vem, quando haverá eleições presidenciais no país, diz o chanceler, é preciso que o prazo de aprovação da autorização do Congresso não passe de abril. "O que me preocupa é que já estão falando em junho, julho."
O chamado "fast track" (caminho rápido) é importante porque a política de comércio exterior dos Estados Unidos é determinada pelo Congresso, dominado pela oposição democrata. Para que o governo americano possa negociar tratados sem que depois os textos sejam emendados pelos parlamentares, o Congresso dá uma autorização prévia, a TPA. O prazo da última autorização venceu em junho, aumentando as incertezas em torno de Doha.
Embora ressalte a importância de que a TPA seja renovada, o chanceler Amorim não vê na sucessão americana um risco à Rodada Doha, mesmo com uma possível vitória do Partido Democrata, considerado mais protecionista que o Republicano. "Não sei quem vai ganhar as eleições nos EUA, mas se ganharem os democratas eles vão cumprir [a Rodada] também. Ninguém pode se dar ao luxo de fazer diferente", disse o chanceler. "Você não pode querer ordem no mundo, não pode evitar o terrorismo, não pode querer a paz, ou combater a Aids se não tiver regras adequadas para o comércio."
(MN)


Texto Anterior: Agricultura é o centro de Doha, diz Amorim
Próximo Texto: Ministério Público denuncia 15 sob acusação de fraude no caso Cisco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.