São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2008

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Por 1,2 bi de euros, MAN compra Volkswagen Caminhões

Marca e estrutura de produção serão mantidas

CRISTIANE BARBIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo alemão MAN AG adquiriu ontem o controle da Volkswagen Caminhões e Ônibus na América Latina, por 1,175 bilhão. A Volkswagen é dona de 30% das ações da MAN e, na prática, a venda será uma injeção de capital na montadora alemã sem grandes mudanças operacionais. A marca, a estrutura produtiva e o quadro de executivos serão mantidos.
Apesar de não enfrentar as mesmas dificuldades de suas concorrentes americanas, a Volkswagen pediu ajuda para sua área financeira ao governo alemão, na semana passada. Ford, General Motors e Chrysler também tinham pedido empréstimos bilionários ao governo dos Estados Unidos.
"Não existe um só fabricante que não tenha preocupação de conservação de caixa e, na Volkswagen, a situação não é diferente", afirma Luiz Carlos Mello, professor do centro estudos automotivos da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial). "Todos estão procurando melhorar sua liquidez, sejam montadoras, fornecedores ou distribuidores."
Segundo Hakan Samuelsson, presidente da MAN, a compra, no entanto, não foi motivada pela crise. As negociações começaram há alguns meses como parte da estratégia de internacionalização da companhia. Com a aquisição, o faturamento anual da MAN passará de 15 bilhões para 17 bilhões.
"Além de nos dar acesso ao mercado latino e da África do Sul [para onde os caminhões brasileiros são exportados], teremos ganhos de sinergia estimados em 50 milhões, em cinco anos", diz Samuelsson.
Segundo ele, estão sendo estudados quais produtos MAN serão importados ou mesmo produzidos no Brasil. Além da área de caminhões, a MAN também faz motores, turbinas e equipamentos para navios.
Já a Volkswagen Caminhões, área da marca existente apenas no país, terá acesso a produtos, tecnologia e outros mercados nos quais a MAN está presente. Também terá ganhos de escala e maior poder de barganha na compra de matéria-prima.

Sistema mantido
Apesar de a MAN produzir partes importantes dos caminhões, como motores e sistemas de transmissão, a empresa não pretende mudar o sistema produtivo no Brasil. Batizado de consórcio modular, ele abriga diversos fabricantes de autopeças, que produzem especificamente para a VW.
A aquisição também abre a possibilidade de fusão, já admitida pela VW, entre suas operações de caminhões. Além de controlar a MAN , a VW também é sócia majoritária da Scania. A operação brasileira era a única que não estava sob essa estrutura.
"Em razão das dificuldades competitivas, é possível que haja várias fusões no setor no próximo ano", diz Mello.


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