São Paulo, quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planos também incluem novas aquisições no país

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Além das aquisições no mercado externo, o Banco do Brasil avalia a compra de mais instituições financeiras e de negócios na área de seguros dentro do país. Em janeiro, deve ser dada alguma "sinalização" em relação à possibilidade de o banco estatal comprar uma corretora de valores. Hoje, a instituição já possui uma participação de 50% na corretora do Banco Votorantim, mas não está descartada outra aquisição nessa área.
Outro negócio que segue indefinido é a compra de BRB (Banco de Brasília). O problema, nesse caso, não são as recentes denúncias contra o governador José Roberto Arruda (ex-DEM), mas o preço. Já foram feitas duas avaliações sobre o valor da instituição, mas os números do BB e do governo local não batem.
De acordo com o vice-presidente de Finanças do BB, Ivan Monteiro, há divergências entre os valores dos ativos e passivos da instituição. Ele destaca também que o principal atrativo do BRB é a folha de pagamentos do governo do Distrito Federal. Mas essa exclusividade acaba em 2012, quando os servidores poderão escolher o banco em que querem receber o salário. "O governo [do DF] acha que eles estão como se fosse há três anos. Mas, a cada dia que passa, os bancos regionais perdem atratividade por causa do fim dessa exclusividade."
O negócio de maior volume em 2010, no entanto, é a proposta do BB para comprar o IRB-Brasil (Instituto de Resseguros do Brasil), empresa estatal federal que possui hoje cerca de 90% do mercado de resseguros no Brasil e é líder dessa área na América Latina. Ainda não há informações sobre valores. A empresa tem hoje R$ 10,4 bilhões em ativos, o que representa cerca de 2% dos ativos do BB. A União possui 100% das ações ordinárias do IRB e 50% do capital total da empresa. A expectativa é que o BB compre apenas uma fatia desse controle.


Texto Anterior: BB negocia compra de bancos no exterior
Próximo Texto: Home banking: Pane atinge operações de internet no Itaú
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.