São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA MONETÁRIA
Presidente do Fed explica ao Congresso suas diretrizes para a economia
Greenspan pode sinalizar hoje o novo valor dos juros

2.fev.2000/France Presse
Alan Greenspan, presidente do Federal Reserve


das agências internacionais

O presidente do Federal Reserve (banco central norte-americano), Alan Greenspan, fala hoje ao Congresso dos Estados Unidos sobre as diretrizes da política monetária da entidade.
O encontro entre o todo-poderoso presidente do Fed e o comitê de assuntos bancários do Congresso está sendo aguardado pelo mercado com ansiedade.
A expectativa é que Greenspan dê pistas sobre suas próximas atitudes em relação às taxas de juros.
As taxas de juros norte-americanas estão em 5,75%, depois da alta de 0,25 ponto percentual que tiveram no dia 2 de fevereiro.
Os investidores e analistas já aguardam uma alta de 0,25 ou 0,50 ponto percentual nos juros durante a próxima reunião da entidade no dia 21 de março. A expectativa é que durante o ano a elevação das taxas atinja 0,75 ou 1 ponto percentual.
O mercado espera que Greenspan confirme hoje a previsão anual e que dê indícios sobre o valor do próximo aumento.

Crescimento
Os Estados Unidos estão crescendo há 107 meses. Ontem, o Departamento de Comércio divulgou que o número de novas casas cresceu 1,5% em janeiro, atingindo o mais alto nível em um ano, apesar do inverno e do juro alto.
Existem 1,78 milhões de casas em construção no país. A taxa de juros média usada para financiamento habitacional -com prazo de 30 anos- foi de 8,21% em janeiro, contra 6,79% há um ano. Na semana passada, a taxa subiu para 8,36% -a maior em três anos em meio. No entanto, os altos juros não impedem o aquecimento do mercado, sustentado pelo baixo índice de desemprego e bons salários do país.


Texto Anterior: Opinião econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: Nacionalismo dos EUA
Próximo Texto: Petróleo: EUA admitem usar reserva estratégica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.