São Paulo, terça-feira, 17 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ON-LINE

Bens de consumo vendem 62,76% a mais em 2003 e puxam aumento

Vendas pela internet sobem 24,3%

DA REPORTAGEM LOCAL

Na contramão das vendas do varejo tradicional, que caíram no ano passado, os negócios fechados via internet cresceram em 2003. Segundo dados da consultoria E-Consulting, a receita do comércio eletrônico com automóveis, turismo e bens de consumo subiu 24,3% ante 2002.
Foi uma alta puxada principalmente pelo segmento de bens de consumo (CDs, livros e eletroeletrônicos), cuja receita cresceu 62,76% no período, bem acima da inflação média de 2003 ante 2002, de 14,7% pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
A E-Consulting realiza uma pesquisa mensal com 50 empresas de internet, cujas vendas somaram R$ 5,2 bilhões em 2003.
De acordo com o sócio-diretor da consultoria, Daniel Domeneghetti, o crescimento só não foi maior porque a receita com automóveis -que representa 62,1% do total pesquisado pela consultoria- variou no período 9,6%, ou seja, abaixo da inflação.
Sem considerar esse segmento, o crescimento das vendas on-line, segundo a E-Consulting, sobe para 46,56%.
"As vendas de automóveis tiveram um ano difícil. Os três primeiros trimestres foram muito ruins, com a renda em queda e desemprego", afirmou ele, que também é vice-presidente de pesquisas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
A receita com vendas on-line no segmento de turismo somou R$ 530 milhões no ano passado, segundo a consultoria, alta de 43,24% em relação a 2002.
Os números são animadores, mas o comércio on-line representa apenas 2,75% do que é vendido pelo varejo tradicional.
Como a quantidade de pessoas que acessa a internet vem crescendo ano a ano -em 2002 eram cerca de 1,7 milhão, hoje o número é de 2,3 milhões-, é natural que as vendas cresçam.
"Esse crescimento da receita com vendas era esperado e é considerado consistente. Na medida em que o acesso a cartão de crédito e a tecnologia vai crescendo, é natural que haja alta", afirmou Domeneghetti.
Dentro do segmento que mais cresceu no ano passado, o de bens de consumo, os produtos mais vendidos foram CDs, DVDs e fitas de vídeo, com 35% do total das vendas on-line em dezembro do ano passado, segundo a empresa de pesquisa on-line e-bit.
Esses produtos, no entanto, perderam participação ante dezembro de 2002, quando somaram 40% do total das vendas.
Enquanto isso, eletroeletrônicos e celulares, que no último mês de dezembro representaram respectivamente 8% e 3% das vendas, ganharam participação de um ponto percentual cada ante o mesmo mês de 2002.
(MAELI PRADO)


Texto Anterior: Linha de biscoito em Jundiaí deve voltar a operar
Próximo Texto: Liquidações dão fôlego às lojas de SP neste mês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.