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ON-LINE
Bens de consumo vendem 62,76% a mais em 2003 e puxam aumento
Vendas pela internet sobem 24,3%
DA REPORTAGEM LOCAL
Na contramão das vendas do
varejo tradicional, que caíram no
ano passado, os negócios fechados via internet cresceram em
2003. Segundo dados da consultoria E-Consulting, a receita do comércio eletrônico com automóveis, turismo e bens de consumo
subiu 24,3% ante 2002.
Foi uma alta puxada principalmente pelo segmento de bens de
consumo (CDs, livros e eletroeletrônicos), cuja receita cresceu
62,76% no período, bem acima da
inflação média de 2003 ante 2002,
de 14,7% pelo IPCA (Índice de
Preços ao Consumidor Amplo).
A E-Consulting realiza uma
pesquisa mensal com 50 empresas de internet, cujas vendas somaram R$ 5,2 bilhões em 2003.
De acordo com o sócio-diretor
da consultoria, Daniel Domeneghetti, o crescimento só não foi
maior porque a receita com automóveis -que representa 62,1%
do total pesquisado pela consultoria- variou no período 9,6%,
ou seja, abaixo da inflação.
Sem considerar esse segmento,
o crescimento das vendas on-line,
segundo a E-Consulting, sobe para 46,56%.
"As vendas de automóveis tiveram um ano difícil. Os três primeiros trimestres foram muito
ruins, com a renda em queda e desemprego", afirmou ele, que também é vice-presidente de pesquisas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
A receita com vendas on-line no
segmento de turismo somou R$
530 milhões no ano passado, segundo a consultoria, alta de
43,24% em relação a 2002.
Os números são animadores,
mas o comércio on-line representa apenas 2,75% do que é vendido
pelo varejo tradicional.
Como a quantidade de pessoas
que acessa a internet vem crescendo ano a ano -em 2002 eram
cerca de 1,7 milhão, hoje o número é de 2,3 milhões-, é natural
que as vendas cresçam.
"Esse crescimento da receita
com vendas era esperado e é considerado consistente. Na medida
em que o acesso a cartão de crédito e a tecnologia vai crescendo, é
natural que haja alta", afirmou
Domeneghetti.
Dentro do segmento que mais
cresceu no ano passado, o de bens
de consumo, os produtos mais
vendidos foram CDs, DVDs e fitas
de vídeo, com 35% do total das
vendas on-line em dezembro do
ano passado, segundo a empresa
de pesquisa on-line e-bit.
Esses produtos, no entanto, perderam participação ante dezembro de 2002, quando somaram
40% do total das vendas.
Enquanto isso, eletroeletrônicos e celulares, que no último mês
de dezembro representaram respectivamente 8% e 3% das vendas, ganharam participação de
um ponto percentual cada ante o
mesmo mês de 2002.
(MAELI PRADO)
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