São Paulo, sábado, 17 de março de 2007

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H2OH! passa a Coca-Cola Light na Grande SP

Bebida da AmBev/Pepsi, lançada em setembro, chega a 27,6% do mercado

Dado, porém, não considera versão light lemon da Coca; Pepsico tem apostado na diversificação do portfólio para enfrentar concorrente


GUILHERME BARROS
COLUNISTA DA FOLHA

Apenas cinco meses após seu lançamento, a H2OH!, o novo produto da AmBev/Pepsi, passou a Coca-Cola Light na Grande São Paulo, um fato que era considerado improvável pelos próprios fabricantes.
Segundo pesquisa da ACNielsen de fevereiro, a nova bebida alcançou 27,6% do mercado diet/light da Grande São Paulo. Já a Coca-Cola Light obteve 26,7%, 10,4 pontos percentuais a menos do que em setembro, quando a H2OH! foi lançada. Se for incluída a versão light lemon, no entanto, a Coca-Cola ainda está na frente nesse mercado diet/light, com 30,8% de participação.
A AmBev/Pepsi está se utilizando no Brasil da mesma arma que a Pepsico usou nos Estados Unidos para enfrentar a Coca-Cola. A Pepsico apostou no mercado de novos segmentos de bebidas, como sucos, chás, isotônicos e águas saborizadas, com os lançamentos de Gatorade, Sucos Tropicana, Ice Tea Lipton e H2OH!.
Com isso, a Pepsico, em 2005, pela primeira vez em 83 anos, ultrapassou o valor de mercado da Coca-Cola Company. A Pepsico manteve essa posição até outubro de 2006, quando a Coca retomou a liderança. Hoje, o valor de mercado da Coca gira em torno de US$ 109 bilhões, e o da Pepsico, em US$ 102 bilhões.
No Brasil, a parceria Pepsi/ AmBev também tem apostado na diversificação do portfólio de não-alcoólicos para enfrentar a Coca. A AmBev/Pepsi é líder no mercado de isotônicos, com o Gatorade, disputa os primeiros lugares no mercado de chás, com o Ice Tea Lipton, e foi a primeira a lançar o refrigerante com pique de energético, o Pepsi X, além do Pepsi Twist, no segmento de refrigerante com suco de frutas.
O maior lançamento da Pepsico no Brasil, no entanto, foi a H2OH!, em setembro passado -primeiro em São Paulo-, que tem agitado o mercado diet/ light. Desde que a nova bebida desembarcou nas gôndolas, em setembro, esse mercado cresceu 65% na Grande São Paulo. A H2OH! foi responsável por 94% desse crescimento. O mercado total de refrigerantes cresceu 22% em São Paulo.
A nova bebida chegou ao Rio em dezembro, e as vendas dobraram nesses primeiros dois meses. Agora, ela desembarca em Belo Horizonte e Porto Alegre. Até o final do ano, ela deve estar em todo o Brasil.
Para atender a essa demanda crescente, a AmBev decidiu ampliar o número de fábricas que produzem a H2OH!. Inicialmente em apenas uma planta, hoje a bebida já está sendo produzida em seis fábricas. A H20H! é vendida nos EUA desde 1988 e está presente em mais de 30 países.


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