São Paulo, terça-feira, 17 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ociosidade da indústria dos EUA é a maior em 42 anos

DA REDAÇÃO

A produção industrial dos EUA recuou pelo quarto mês consecutivo, com a queda nas exportações e crise nas montadoras, e o nível de utilização das fábricas chegou ao menor nível em ao menos 42 anos.
A capacidade utilizada -que mede a porcentagem atual da produção das fábricas em relação à sua capacidade máxima- ficou em 70,9% no mês passado, o pior resultado desde que o Fed (o BC norte-americano) iniciou o levantamento, em 1967. Em fevereiro do ano passado, o nível de utilização das fábricas norte-americanas estava em 80,7%.
Já a produção industrial caiu 1,4% em fevereiro, depois de se retrair em 1,9% em janeiro, acumulando quatro meses consecutivos de queda. A produção da indústria americana está no menor nível desde 1982. No período de 12 meses encerrado em fevereiro, a produção caiu 11,2 pontos percentuais, a maior queda em 34 anos.
Os dados da indústria americana são um reflexo de que crise atinge todo o mundo, com os consumidores cortando gastos e os bancos dificultando o acesso ao crédito. Com isso, as exportações estão caindo em praticamente todas as grandes economias globais.


Texto Anterior: Casa Branca teme se tornar alvo da raiva contra os bancos
Próximo Texto: Análise: G20 reafirma hegemonia do livre mercado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.