São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fed vê melhora na economia americana

Apesar de alguns sinais positivos, BC dos EUA afirma que taxa de juros vai continuar baixa por um período prolongado

Comunicado da reunião do Fed, que manteve taxa, é acompanhado com atenção por especialistas para tentar antecipar decisões futuras

DA REDAÇÃO

O cenário da economia americana mostra mais alguns sinais de melhora, com o mercado de trabalho "se estabilizando" e os gastos das empresas com equipamentos "aumentando significativamente", na avaliação do Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA).
Mas, apesar de a economia ter "continuado a se fortalecer", a entidade alertou de que o mercado imobiliário continua fraco e que os empregadores ainda estão relutantes em contratar funcionários.
Com isso, o banco central reafirmou que a sua política monetária vai continuar a mesma por um "período prolongado". Ou seja, os juros permanecerão entre zero e 0,25% ao ano, a taxa que é a menor da história do organismo e que passou a ser adotada em dezembro de 2008 para tentar tirar o país da recessão.
Além disso, o Fed, em encontro realizado ontem, confirmou que até o final deste mês vai encerrar o programa de compra de ativos lastreados em hipotecas, criado durante a crise para ajudar o setor imobiliário.
Especialistas não esperavam que o Fed alterasse os juros na reunião de ontem, mas acompanham atentamente a nota que é divulgada após o encontro para encontrar pistas sobre possíveis futuras mudanças.
A economia americana cresceu 5,9% na taxa anualizada no último trimestre do ano passado, mas a recessão, que teve início em dezembro de 2007, já eliminou 8,4 milhões de empregos. Vários setores (como a indústria), mesmo mostrando sinais de retomada, continuam distantes dos níveis pré-crise. No emprego, por exemplo, existe a preocupação de que a taxa de desemprego leve muitos anos para retornar aos cerca de 5% de 2007. Hoje, a taxa está em 9,7%.


Com o "Financial Times"


Texto Anterior: Alexandre Schwartsman: Os brutos também mostram
Próximo Texto: UE aprova retirada de medidas de estímulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.