São Paulo, terça-feira, 17 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mantega confirma planos para desonerar setores

Medida beneficiaria empresa afetada pelo câmbio

DENYSE GODOY
DE NOVA YORK

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou os planos de desoneração da folha de pagamento para reduzir os custos dos empresários, o que poderia favorecer a competitividade das indústrias brasileiras no comércio internacional.
Falando a uma platéia de cerca de 300 pessoas em evento realizado pela Câmara Brasileira-Americana de Comércio em Nova York, Mantega disse que "entre outras, essa é uma maneira de compensar a valorização do real".
A medida beneficiaria mais os setores com elevada utilização de mão-de-obra, como o têxtil, o de calçados e o de móveis -são esses os que têm sofrido com a concorrência chinesa e coreana.
"Não é uma coisa fácil de fazer. Por exemplo, cortar em um ponto percentual a contribuição à Previdência significaria R$ 3,5 bilhões a menos. Temos que estudar muito bem de onde tirar e onde colocar, não podemos simplesmente abrir mão desse imposto", disse, esclarecendo que o objetivo é não ter perda de arrecadação.
"A filosofia está abraçada, vamos fazer. Falta apenas encontrar o caminho -a Secretaria de Política Econômica está avaliando os possíveis impactos."


Texto Anterior: BC muda forma de agir, e dólar sobe 0,69%
Próximo Texto: Para ministro, falta criatividade para as agências
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.