São Paulo, sexta-feira, 17 de abril de 2009

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Resultado do emprego mostra que economia se recupera, diz LCA

O resultado do emprego no mês de março divulgado nesta semana pelo Caged é mais um sinal de que a economia brasileira está em recuperação. A avaliação é de Bráulio Borges, economista-chefe da LCA Consultores, que espera que os próximos meses também tenham um saldo positivo de emprego.
No mês passado, foram criadas 34.818 vagas com carteira assinada. Apesar do saldo positivo, o resultado é muito menor que o registrado em março de 2008, com abertura de 206.556 postos no país.
Para Borges, o que importa é a comparação com o mês anterior, e não com o mesmo período do ano passado. Em fevereiro, 9.179 novos empregos foram criados no mercado formal, segundo o Caged.
"É covardia comparar qualquer indicador deste ano com o mesmo período do ano passado. A economia se retraiu muito com a crise. A questão agora é avaliar a conjuntura atual", afirma o economista.
Segundo análise da LCA, retirando as influências sazonais, março foi o primeiro mês de criação efetiva de vagas desde novembro de 2008 -com 30 mil postos. Com ajuste sazonal, o mês de fevereiro teve um fechamento de 17 mil postos, de acordo com a consultoria.
Para Borges, a tendência é que o quadro de emprego melhore ainda mais no segundo trimestre. Além do reaquecimento da economia, ele cita as contratações para o Dia das Mães e para o Dia dos Namorados como fatores de impulsão do emprego no período.
Nesse sentido, Borges também considera que as medidas adotadas pelo governo no primeiro trimestre para aquecer a economia, como a edição do pacote habitacional, vão se refletir em um aumento do emprego "em taxas mais robustas" no segundo trimestre.
Para Borges, o desemprego no Brasil não vai superar a taxa de 9% da população economicamente ativa neste ano. "O nível de desemprego tende a se estabilizar", afirma.

FISCAL
A iniciativa do governo de reduzir a meta de superávit primário do país para 2% do PIB em 2009 foi considerada adequada pelo Credit Suisse, segundo relatório do banco. "É a resposta de política fiscal correta dada a contração da atividade econômica e o baixo risco para a trajetória da dívida pública, assumindo que essa redução será acompanhada de elevação dos investimentos e desonerações tributárias." Após a decisão, o banco, que projetava um superávit primário de 2,7% em 2009, revisou o índice para 2% do PIB.

PREVENTIVO
Diante dos rumores crescentes sobre possíveis aumentos na carga tributária de cosméticos, a Abihpec (associação da indústria de cosméticos) vai divulgar um documento para mostrar à população que os impostos incidentes sobre o setor já são elevados. Segundo a associação, as taxas do setor variam de 37,8%, para creme dental, a 123,2%, para perfumes, sobre as vendas no Estado de São Paulo.

CRACHÁ
Para o presidente da Abihpec, João Carlos Basilio, o aumento da carga tributária sobre o setor vai interromper sua expansão e prejudicar os empregos. Hoje, cerca de 3,4 milhões de empregos diretos e indiretos são criados pelo setor, segundo a associação.

ISCA
A Apex-Brasil e a Câmara de Comércio Brasil-EUA de Nova York realizam o Seminário Brazil Summit, no dia 27, em Nova York. Segundo o presidente da Apex, Alessandro Teixeira, o objetivo é atrair investidores americanos para o país. "Vários investidores americanos perderam a confiança em investir em lugares tradicionais." O evento apresentará o Brasil como um país democrático, com economia estável, menos afetado pela crise que os demais e que aliou o crescimento econômico com o desenvolvimento social.

COM ARGUMENTOS
Em meio à onda de demissões e mudanças no mercado de trabalho, a Thomas, empresa que desenvolve sistemas para gestão de pessoas, lança quatro produtos no mercado no dia 24. Trata-se de softwares que emitem relatórios de recursos humanos como a avaliação média de toda a equipe sobre um profissional, guias específicos de carreira para cada funcionário e diagnósticos de modalidades de treinamentos necessárias. O objetivo dos programas é dar suporte tecnológico para a pessoa que toma as decisões no setor, como a de demissão. "A ideia é que a empresa possa fazer uma avaliação de RH sem precisar contratar um consultor", afirma Víctor Martínez, presidente da Thomas.

À VENDA
O mercado de vendas de imóveis usados mostrou sinais de recuperação no mês de março. O número de novos negócios fechados na cidade de São Paulo registrou um crescimento de 64,1% na comparação com o mês anterior, de acordo com a Lello, empresa de administração imobiliária.

EM CASA
Em janeiro, a Lello havia registrado uma redução de 30,6% no total de imóveis usados comercializados em relação a dezembro de 2008. No mês de fevereiro, a empresa verificou um aumento de 26,5% nos novos negócios, na comparação com o mês anterior.

BOLSO
O crescimento observado foi maior no fechamento de vendas de imóveis entre R$ 350 mil e R$ 1 milhão, principalmente em regiões de São Paulo como Mooca, Perdizes, Higienópolis, Pacaembu e Tatuapé. Para Roseli Hernandes, executiva da área de locação e vendas da Lello Imóveis, depois do aprofundamento da crise, muitos investidores passaram a buscar o mercado imobiliário como alternativa à Bolsa.

PANELA
O Dia da Mães é a melhor época do ano para as vendas de panelas, segundo o Wal-Mart Brasil. No ano passado, a rede vendeu cerca de 51 mil conjuntos de panela no mês de maio. Para este ano, a estimativa é que mais de 65 mil conjuntos sejam comercializados.

VIZINHANÇA
Luis Alberto Moreno, presidente do BID, vai dar palestra no dia 23, na Faap, em São Paulo, sobre as perspectivas econômicas para América Latina e Caribe em meio à crise econômica.

BULA
O grupo Boiron, de homeopatia, vai operar no Brasil. A empresa inicia a comercialização de medicamentos no segundo semestre deste ano, primeiro em São Paulo e depois em outras capitais como Rio e Porto Alegre.

ALTA
Foram protestados 92.962 títulos em março, segundo pesquisa do Instituto de Protesto de Títulos da seção de São Paulo com os dez tabeliães de protesto da capital. A alta foi de 39,5% em relação aos 66.607 de fevereiro.

VIA SATÉLITE
A francesa Spot Image, do segmento de informação por imagens de satélite, inaugura neste mês sua primeira filial no Brasil. Segundo Pierre Duquesne, diretor-geral da Spot Image Brasil, o debate sobre questões ambientais no país é mais intenso do que em outros países, o que aquece a demanda por imagens e informações geográficas.

com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


Próximo Texto: Lula confirma que poupança terá rendimento reduzido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.