São Paulo, sábado, 17 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA aprovam mercado futuro para filmes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os órgãos de regulação dos Estados Unidos aprovaram a criação de um mercado futuro que permite a negociação em Bolsa de contratos relacionados aos resultados de bilheteria de filmes de Hollywood.
Ontem, a Comissão de Commodities e Mercado Futuro dos EUA disse que autorizou a criação do mercado, mas o tipo de contrato que seria negociado ainda está por ser definido.
A medida contraria alguns dos grande estúdios, como 20th Century Fox, Paramount Pictures, Sony Pictures Entertainment, Universal Studios, Walt Disney Studios e Warner Brothers, que tentavam impedir a criação de um instrumento financeiro que permita esse tipo de negociação.
Para os estúdios, a iniciativa pode propiciar a manipulação de mercado. Entre os riscos envolvidos, estaria o conflito de interesses entre funcionários do estúdio e prestadores terceirizados de serviços, que poderiam apostar a favor ou contra os filmes em que estão envolvidos, ou a possibilidade de que o desempenho de bilheteria dos filmes seja influenciado por apostas adversas no mercado futuro.
Duas empresas, a Cantor Fitzgerald e a Veriana Networks, haviam solicitado autorização para lançar mecanismos no mercado pelos quais pudessem fazer um hedge (proteção) dos seus investimentos nos filmes.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Cesar Benjamin: Chuvas, Olimpíada e reforma urbana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.