São Paulo, sábado, 17 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PECUÁRIA

EUA fazem consulta para considerar SC livre de aftosa

DE WASHINGTON

Cumprindo parte do acordo para suspender a retaliação brasileira pela disputa do algodão, o governo dos EUA deu início a uma consulta pública à proposta para considerar o Estado de Santa Catarina livre de febre aftosa.
Malvista pela opinião pública americana, a ação faz parte de acordo entre os governos segundo o qual o Brasil adiou do dia 7 para o dia 22 a aplicação das retaliações comerciais autorizadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) devido aos subsídios americanos aos produtores de algodão.
Se aprovadas, as emendas sob consulta aliviarão restrições nos EUA à importação de gado suíno e bovino, sêmen e carne do Estado -que, na verdade, tem produção pouco significativa. A consulta pública vai até 15 de junho, mas não há prazo para o fim -pode durar de alguns meses a vários anos.
O acordo prevê também a limitação provisória dos benefícios em programa de garantias ao produtor e criação de um fundo de compensação para os produtores brasileiros de US$ 147,3 milhões.
(ANDREA MURTA)


Texto Anterior: Montadora: Toyota faz recall de 870 mil minivans
Próximo Texto: Inflação: Mantega volta a ameaçar baixar tarifa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.