São Paulo, sábado, 17 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FISCO
Novidade está prevista para 2001
IR poderá ser pago pelo home banking

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A partir do ano que vem, quem tiver Imposto de Renda a pagar poderá saldar sua dívida pelos sistemas de home banking na Internet.
O superintendente do Programa de Renda 2000, Luiz Carlos de Oliveira, afirmou ontem que os principais bancos do país já se comprometeram a aceitar o pagamento do imposto por esse mecanismo.
Para que a novidade seja confirmada, só faltaria ser definida a remuneração que será paga aos bancos pela prestação do serviço. ""Tecnicamente o pagamento eletrônico já é possível, só falta ser definido o aspecto institucional", disse.
Segundo Oliveira, a vantagem do pagamento pela Internet é que, no caso de atrasos, o contribuinte pode calcular, on line, as multas adicionais que ele deve para a Receita.
As agências bancárias, ao contrário, não fazem o cálculo das multas devidas. No caso de atrasos no pagamento, o contribuinte é obrigado a procurar a Receita para saber a quantia exata devida.
Os pagamentos pela Internet poderão ser feitos parceladamente ou de uma única vez.
A partir de 2002, segundo Oliveira, a Receita possivelmente passará a aceitar, também, que o pagamento do Imposto de Renda seja feito em caixas eletrônicos. Nesse caso, no entanto, o cálculo das multas devidas não será feito automaticamente. A vantagem é que o contribuinte evitaria filas nos bancos.
A Receita Federal também estuda ampliar o prazo de entrega da declaração anual do último dia útil de abril para o último dia de abril porque a maior parte das declarações vem sendo enviada pela Internet. Essa mudança, porém, não tem data prevista para ser implementada.
Neste ano, aumentou muito o envio das declarações de IR pela Internet porque funcionou um apelo criado pela própria Receita Federal: dessa forma a restituição vem antes.


Texto Anterior: Exportação: Governo pensa em nova regra para ACC
Próximo Texto: Luís Nassif: A novela da CRT
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.