São Paulo, sábado, 17 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Defeito em avião causa fechamento da pista do aeroporto de Brasília

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um problema no trem de pouso de um avião MD-11 da Varig, com 108 passageiros a bordo, provocou ontem o fechamento da pista do Aeroporto de Brasília por mais de uma hora. A pista ficou interditada para verificação de eventuais danos ou vazamento de óleo do avião, fatos que não chegaram a ocorrer, segundo a Infraero.
O MD-11, que vinha do Rio de Janeiro e prosseguiria para Manaus, pousou na capital às 10h20, embora as duas rodas do trem de pouso central tenham se desprendido no momento da aterrissagem. Até o final da manhã, os funcionários da Varig no aeroporto não sabiam informar o que tinha ocorrido.
A equipe da Infraero também desconhecia detalhes do problema e, segundo a assessoria de imprensa, não tinha sido acionada pela Varig, pois a situação não foi de emergência e já estava controlada.
No início da tarde, a Varig informou em nota que ninguém saiu ferido e que o pouso transcorreu normalmente. O problema "sequer" foi percebido pelos passageiros, de acordo com a aérea.
O MD-11 foi levado para o hangar do aeroporto em Brasília para troca da peça. A VEM, empresa responsável pela manutenção dos aviões da Varig, e a própria companhia aérea iniciaram reparos no trem de pouso e uma investigação para descobrir as causas do problema.
Na nota, a Varig declarou que o trem de pouso que se partiu só seria removido para manutenção programada em 1.159 dias, conforme o plano de manutenção.

Cancelamentos
Segundo informações divulgadas ontem pela Agência Brasil, 30 vôos da Varig foram cancelados ontem apenas nos aeroportos do Rio de Janeiro. Outros seis vôos que partiam de Congonhas para o Rio também foram cancelados. A Varig já informou que o índice de cancelamentos normal é de 5%. Mas ontem esse percentual superou os 15%.


Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Companhia aérea cancela mais 30 vôos somente nos aeroportos do Rio de Janeiro
Próximo Texto: Gesner Oliveira: Vai, Robinho!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.