São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Brasil abriu mão de 3.600 MW em Xingu por Belo Monte, diz EPE

DA FOLHA ONLINE

O presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, disse ontem que o setor elétrico abriu mão de 3.600 MW de potência na bacia do Xingu para garantir a construção da usina de Belo Monte. O total equivale a uma das usinas do rio Madeira.
O CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) divulgou ontem uma resolução em que determina que a única usina que será construída no rio Xingu será Belo Monte, com capacidade para gerar mais de 11 mil MW.
Segundo o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente), isso foi fruto de um acordo com a área ambiental. "Essa resolução mostra a preocupação do setor elétrico com a questão ambiental. Da ótica energética, deveríamos aproveitar tudo, mas, na atualidade, você tem que compatibilizar as diversas questões."
Segundo Tolmasquim, estavam previstas outras três usinas no rio Xingu, que somariam os 3.600 MW. Com o compromisso de que Belo Monte será a única usina a ser construída, a concessão da licença prévia para o empreendimento será agilizada.


Texto Anterior: Álcool: Bernanke diz ser favorável a fim de tarifa sobre produto brasileiro
Próximo Texto: Comércio 1: País formaliza intenção de retaliar os EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.