São Paulo, segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Estrangeiros querem anistia e mudança na Lei de Imigração

JULIO WIZIACK
DA REPORTAGEM LOCAL

Imigrantes latino-americanos reunidos ontem na praça da Sé em São Paulo pediram mudanças na Lei de Imigração, medidas para combater condições degradantes de trabalho e anistia aos ilegais. O evento marcou o Dia Internacional do Imigrante, instituído pela ONU, e reuniu 2 mil pessoas, segundo os organizadores.
Em São Paulo, bolivianos, chilenos, peruanos e paraguaios se submetem a condições análogas às de escravos em oficinas de costura. "Eles trabalham até 14 horas por dia e ficam com menos da metade do preço de qualquer mercadoria que produzem", afirma Daniel Andrade, gerente da Associação dos Costureiros Bolivianos, no bairro paulistano do Pari.
Andrade é um dos coordenadores de um movimento que, juntamente com outros sindicatos do gênero, pretende que o governo brasileiro modifique a Lei de Imigração para que os documentos de permanência provisória concedam o direito de trabalho ao imigrantes.
Segundo Paulo Illes, coordenador do Cami (Centro de Apoio ao Migrante), essa mudança ajudaria a resolver o problema de exploração do trabalho do imigrante.
A idéia das comunidades latino-americanas é criar cooperativas chefiadas por imigrantes com documentação definitiva. Esses "líderes" poderiam dar emprego a trabalhadores com documentação provisória. "Assim acabaríamos com o medo dos imigrantes de serem denunciados à polícia", afirma Andrade. "É por isso que eles se submetem à exploração."
Outra medida seria estabelecer preços da hora de trabalho nas cooperativas. "Hoje, as oficinas que exploram os trabalhadores ficam, por exemplo, com quase R$ 2 de uma camiseta que eles vendem por R$ 3."
A anistia geral a todos os imigrantes clandestinos no país foi outra reivindicação. "A última foi concedida em 1999", diz Illes. Com a anistia, esse grupo poderia obter a documentação definitiva de permanência e conseguir um trabalho formal. Também seria possível contribuir com a Previdência.


Texto Anterior: Grupo fiscalizará trabalho de imigrante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.