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ESTRADAS
Governo cria grupo para rever edital de concessão de rodovia
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O governo vai criar um
grupo de trabalho para, em
15 dias, analisar o programa
de privatização de sete trechos de rodovias federais e
discutir detalhes do edital.
Os editais de concessão de
2.600 quilômetros de rodovias (incluindo Fernão Dias e
Régis Bittencourt) estavam
praticamente lançados
quando a ministra Dilma
Rousseff (Casa Civil) anunciou a suspensão do processo. Ontem, houve reunião
entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma, o
ministro dos Transportes,
Paulo Sérgio Oliveira, e o diretor-geral da ANTT, José
Alexandre Resende.
Na área técnica, segundo a
Folha apurou, a impressão é
de que o governo não tem interesse em fazer as concessões ou pretende retardá-las.
A intenção do Palácio do Planalto é diminuir a taxa de retorno do investimento para
reduzir tarifas de pedágio.
Mas, com o atraso, alguns
estudos podem perder a validade, temem técnicos envolvidos no processo. Pelo acordo feito com o TCU (Tribunal de Contas da União), os
estudos sobre o índice de tráfego nas estradas só têm validade até maio.
O edital original fixava a
taxa de retorno em 12,88%,
mas algumas empresas interessadas na licitação queriam elevá-la para até 17%. O
governo acha que a taxa pode
cair porque as taxas de juros
têm caído sistematicamente.
Com juros menores, fica
mais fácil atrair investidores
privados para as concessões.
Nos editais em estudo, a
tarifa teto iria variar de R$
3,367 (Régis Bittencourt) a
R$ 4,984 (BR-116, divisa entre Paraná e Santa Catarina).
Na Fernão Dias, o teto do pedágio seria de R$ 3,498. Pelas
regras do leilão, ganha a concessão quem oferecer menor
tarifa, respeitado o teto.
Outro aspecto avaliado pelo grupo é a possível isenção
tributária, de PIS/Cofins, para obras de infra-estrutura
nas rodovias. O custo dessas
obras cai e o investimento
que as empresas precisam fazer, também.
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