São Paulo, segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

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guilherme.barros@uol.com.br

Crédito deve crescer 18,2% no país em 2008, diz Tendências

Apesar da crise internacional, da desaceleração nos Estados Unidos e das chances menores de o Brasil repetir em 2008 o quadro altamente positivo de 2007, o crédito deverá continuar tendo um crescimento vigoroso neste ano.
A expansão deverá atingir 18,2% (20% para pessoa física e 16% para pessoa jurídica). Em 2007, o crédito cresceu 26,6%, um índice bastante superior aos 19,7% de 2006.
A previsão é dos economistas Ana Carla Abrão Costa e Denis Blum, da Tendências, em texto enviado aos clientes na semana passada.
O crédito tem sido um dos principais fatores do crescimento da economia brasileira nos últimos anos. O seu desempenho será fundamental para definir a expansão do PIB neste ano.
De acordo com o trabalho dos economistas, 2008 não fará feio no crédito. "O ano só não será melhor do que 2007, mas será muito positivo para o mercado de crédito, mesmo porque, em um mercado que sequer exauriu sua possibilidade de crédito "prime", não será o "subprime" americano e seus desdobramentos que irão reverter a atual tendência", diz o texto da consultoria.
Os economistas reconhecem alguns problemas para este ano, além da crise internacional. A desaceleração da economia global já vai provocar uma menor expectativa de crescimento econômico e impedirá que os juros ao tomador final repitam o desempenho de 2007, mas, além disso, as elevações do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e da CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido) irão pressionar ainda mais os "spreads". O espaço para baixar juros dos empréstimos irá se reduzir significativamente.
Mas, segundo a Tendências, esses fatores estão longe de determinar uma interrupção no movimento de aprofundamento financeiro que o país vive.
"A continuidade do processo de ampliação do acesso a crédito pelas famílias e empresas, da maior bancarização e do desenvolvimento de fontes alternativas ao financiamento bancário se manterá ao longo do ano", diz o texto.

MÃOS NO VOLANTE

Para crescer sua fatia de aluguéis de carros para turistas, a Hertz Rent a Car passa a locar veículos para menores de 21 anos de idade, condição até então não aceita por nenhuma locadora no país. A iniciativa também faz parte da estratégia da Hertz em apostar no mercado jovem. Para eles, a Hertz exige o mínimo de um ano de habilitação e existe a contratação de uma proteção adicional diária de R$ 22

NOVA DIREÇÃO
Depois de sete anos na direção da Johnson & Johnson Consumo no Brasil, José Vicente Marino vai assumir, no início de março, a vice-presidência de marketing e vendas da Natura. O comando da área estava sendo acumulado por Alessandro Carlucci, diretor-presidente da empresa.

EXPANSÃO
A SM Services, de marketing e vendas especializada em serviços de prospecção de mercado, fará expansão geográfica para o Rio de Janeiro e Paraná. A empresa prevê um crescimento de 50% neste ano.

VARIGLOG
José Carlos Rocha Lima, que já presidiu a VarigLog e os Correios, foi o escolhido pelo Tribunal de Justiça de SP para administrar a disputa entre os sócios da empresa de carga. A nomeação é para administrar e gerir a Volo, o que inclui a Varig- Log, afastando os sócios Luis Gallo, Marcos Haftel e Marco Antônio Audi.

SAÚDE
Uma parceria entre a Roche e centros de saúde de todo o país promoveu no último ano a campanha "Procura-C", ação de combate à hepatite C que realizou 118 mutirões para diagnóstico da doença. Ao todo, 52 cidades de 19 Estados participaram dos eventos.

NO AR
A Copa Airlines terá mais um destino a partir do Brasil. Serão quatro vôos semanais para Port of Spain, capital de Trinidad & Tobago, a partir do dia 10 de março. O tempo médio de viagem será de 13 horas, três horas a menos que as rotas concorrentes com conexão em Miami.

NA PASSARELA
Começam hoje e vão até o dia 21 os desfiles de lançamento das coleções outono/inverno 2008 do Mega Polo Moda, shopping atacadista de SP. Mais de 280 marcas e cerca de de 3.200 peças devem se apresentar durante o evento.

GAROTA NACIONAL
A decoradora Katia Perrone, que montou um espaço em Punta del Este para onde acaba de levar a representação de marcas de móveis brasileiros como Marcenaria Trancoso, Saccaro, Vermeil, Bertolucci, JRJ Tecidos e outras; a idéia, segundo Perrone, é aproveitar o potencial da cidade, que está vivendo um boom imobiliário

BEST-SELLERS
"As Leis da Influência" e "Reinventando o Seu Próprio Sucesso" estão na lista dos dez livros de negócios mais vendidos nos EUA e na Inglaterra, segundo a versão alemã do "Financial Times"; no Brasil, os volumes foram publicados pela Campus-Elsevier

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