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Mercado Aberto
guilherme.barros@uol.com.br
Crédito deve crescer 18,2% no país em 2008, diz Tendências
Apesar da crise internacional, da desaceleração nos Estados Unidos e das chances menores de o Brasil repetir em
2008 o quadro altamente positivo de 2007, o crédito deverá
continuar tendo um crescimento vigoroso neste ano.
A expansão deverá atingir
18,2% (20% para pessoa física e
16% para pessoa jurídica). Em
2007, o crédito cresceu 26,6%,
um índice bastante superior
aos 19,7% de 2006.
A previsão é dos economistas
Ana Carla Abrão Costa e Denis
Blum, da Tendências, em texto
enviado aos clientes na semana
passada.
O crédito tem sido um dos
principais fatores do crescimento da economia brasileira
nos últimos anos. O seu desempenho será fundamental para
definir a expansão do PIB neste
ano.
De acordo com o trabalho
dos economistas, 2008 não fará
feio no crédito. "O ano só não
será melhor do que 2007, mas
será muito positivo para o mercado de crédito, mesmo porque, em um mercado que sequer exauriu sua possibilidade
de crédito "prime", não será o
"subprime" americano e seus
desdobramentos que irão reverter a atual tendência", diz o
texto da consultoria.
Os economistas reconhecem
alguns problemas para este
ano, além da crise internacional. A desaceleração da economia global já vai provocar uma
menor expectativa de crescimento econômico e impedirá
que os juros ao tomador final
repitam o desempenho de
2007, mas, além disso, as elevações do IOF (Imposto sobre
Operações Financeiras) e da
CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido) irão pressionar ainda mais os "spreads".
O espaço para baixar juros dos
empréstimos irá se reduzir significativamente.
Mas, segundo a Tendências,
esses fatores estão longe de determinar uma interrupção no
movimento de aprofundamento financeiro que o país vive.
"A continuidade do processo
de ampliação do acesso a crédito pelas famílias e empresas, da
maior bancarização e do desenvolvimento de fontes alternativas ao financiamento bancário
se manterá ao longo do ano",
diz o texto.
MÃOS NO VOLANTE
Para crescer sua fatia
de aluguéis de carros para
turistas, a Hertz Rent a
Car passa a locar veículos
para menores de 21 anos
de idade, condição até então não aceita por nenhuma locadora no país. A
iniciativa também faz
parte da estratégia da
Hertz em apostar no mercado jovem. Para eles, a
Hertz exige o mínimo de
um ano de habilitação e
existe a contratação de
uma proteção adicional
diária de R$ 22
NOVA DIREÇÃO
Depois de sete anos na direção da Johnson & Johnson Consumo no Brasil, José
Vicente Marino vai assumir,
no início de março, a vice-presidência de marketing e
vendas da Natura. O comando da área estava sendo acumulado por Alessandro Carlucci, diretor-presidente da empresa.
EXPANSÃO
A SM Services, de marketing e vendas especializada
em serviços de prospecção
de mercado, fará expansão
geográfica para o Rio de Janeiro e Paraná. A empresa
prevê um crescimento de
50% neste ano.
VARIGLOG
José Carlos Rocha Lima,
que já presidiu a VarigLog e
os Correios, foi o escolhido
pelo Tribunal de Justiça de
SP para administrar a disputa entre os sócios da empresa de carga. A nomeação é
para administrar e gerir a
Volo, o que inclui a Varig-
Log, afastando os sócios Luis
Gallo, Marcos Haftel e Marco Antônio Audi.
SAÚDE
Uma parceria entre a Roche e centros de saúde de todo o país promoveu no último ano a campanha "Procura-C", ação de combate à hepatite C que realizou 118
mutirões para diagnóstico da doença. Ao todo, 52 cidades de 19 Estados participaram dos eventos.
NO AR
A Copa Airlines terá mais
um destino a partir do Brasil. Serão quatro vôos semanais para Port of Spain, capital de Trinidad & Tobago, a partir do dia 10 de março. O
tempo médio de viagem será
de 13 horas, três horas a menos que as rotas concorrentes com conexão em Miami.
NA PASSARELA
Começam hoje e vão até o
dia 21 os desfiles de lançamento das coleções outono/inverno 2008 do Mega
Polo Moda, shopping atacadista de SP. Mais de 280
marcas e cerca de de 3.200
peças devem se apresentar
durante o evento.
GAROTA NACIONAL
A decoradora Katia Perrone, que montou um espaço em Punta del Este para onde acaba de levar a representação de marcas de móveis brasileiros como Marcenaria Trancoso, Saccaro, Vermeil, Bertolucci, JRJ Tecidos e outras; a idéia, segundo Perrone, é aproveitar o potencial da cidade, que está vivendo um boom imobiliário
BEST-SELLERS
"As Leis da Influência" e "Reinventando o Seu Próprio Sucesso" estão na lista dos dez livros de negócios mais vendidos nos EUA e na Inglaterra, segundo a versão alemã do "Financial Times"; no Brasil, os volumes foram publicados pela Campus-Elsevier
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